Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01) Porque a autora defende que, para compreender a dimensão e o significado do terceiro Setor, temos que levar em conta a conjuntura social, política, econômica de um determinado contexto?
Nessa nova conjuntura política, social e econômica que vem se desenhando principalmente ao longo das duas últimas décadas, no contexto brasileiro, as organizações e instituições que atuam no chamado TerceiroSetor, principalmente na esfera da assistência social, educação e saúde, buscam não apenas sobreviver, mas atuar com qualidade social. Essa postura tem sido dificultada por um processo contraditório e até mesmo cruel, pois a legislação social trouxe toda uma proposta política e técnica na qual devem se pautar essas organizações para uma atuação qualitativamente diferenciada das práticasassistencialistas e caritativas que historicamente marcaram a atuação dessas organizações. No entanto, ao mesmo tempo em que ocorreram essas mudanças, vimos crescer com grande força política e econômica a ideologia neoliberal, como respaldo da política governamental, a começar da instância federal, para determinar o “ Estado Mínimo ”, significando uma clara intencionalidade de repassar à sociedade civilresponsabilidades conferidas à instância pública , conforme a CF/88 e Leis orgânicas decorrentes: Assistência Social , Educação e Saúde como direitos de cidadania e dever do Estado .

02) Qual a definição da autora para “sociedade civil”?
“Sociedade civil” aquela compreendida fora do aparato estatal, embora mantenha relação indissociável com o Estado à medida que o institui, o legitima e omantém. A questão da cidadania também nos remete ao conceito de sociedade civil, pois civil implica que a sociedade é formada de cidadãos a quem são atribuídos direitos e deveres; são direitos civis, direitos políticos e direitos sociais.

03)A prática da filantropia é antiga. Tão antiga quanto a própria humanidade. O que é novo, então, na configuração atual do Terceiro Setor? Quais são as três causasque explicam, de acordo com Selma Costa, a emergência do terceiro Setor?

Nova é a forma de se olhar e de se conceber essas organizações como componentes de um setor em franco desenvolvimento e crescimento em países como o Brasil, mas que começou nos países hegemônicos economicamente, tais como EUA, Inglaterra e França.
A grosso modo, poderíamos apresentar trêsprincipais razões que explicam a emergência do Terceiro Setor:
1.a substituição gradativa e intencional das funções do Estado de Bem Estar Social pelo chamado Estado Mínimo, resultante da implantação também gradativa da política neoliberal, levando ao sucateamento das Políticas sociais públicas. Embora o Estado de Bem Estar Social nunca tenha sido implantado efetiva e amplamente no Brasil, não podemosdesconsiderar ações sociais de iniciativa pública , de importante presença no atendimento à questão social brasileira , reforçada, a partir de 1988, pela Constituição Federal seguida de diferentes leis orgânicas relacionadas ao atendimento a diferentes áreas e segmentos , que as promulgaram como dever do Estado e direito de cidadania
2.a legislação social trazida pela Constituição Federal de 1988e decorrentes Leis Orgânicas que, garantidoras dos direitos sociais e de cidadania, com ênfase na participação popular, implicou na necessidade do reordenamento técnico e administrativo das instituições estatais e da rede privada. Além disso, houve o surgimento cada vez mais atuante e participativo de grupos sociais organizados, buscando fazer valer os direitos e conquistas trazidas por essalegislação.
3. o acirramento da questão social: profundas desigualdades sociais, pobreza acentuada, fome, aumento da violência, etc.

4) Qual a importância da atuação do Assistente Social no Terceiro Setor, de Acordo com a autora? Aponte os requisitos básicos levantados por Selma Costa que devem nortear a atuação profissional no Terceiro Setor.
A atuação de profissionais competentes,...
tracking img