Terceiro Setor - CCDIA

1188 palavras 5 páginas
INTRODUÇAO

A realização do trabalho foi baseada em informações adquiridas através de uma pesquisa física de campo sobre uma instituição não governamental. Abordaremos a história, o desenvolvimento e o modelo de gestão da ONG CCDIA.

1. O QUE É A CCDIA

Em 1986 um antigo morador do morro do alemão, o Físico, Dr. em ciências pela UNICAMP e professor titular do departamento de matemática aplicada da UFF, Prof. Dr. Altair Souza de Assis iniciou um trabalho tendo seus primeiros contatos com crianças e adolescentes que vagavam nas ruas de Niterói. Motivado pela sua história de vida e pelo desejo de transformar o futuro desses jovens buscou capacitação necessária para o desenvolvimento de seu empreendimento social. Com a missão de realizar e apoiar ações sócio educativas junto às comunidades de baixa renda e suas lideranças, bem como desenvolver programas em parcerias com escolar, igrejas, voluntários e universidades de rede pública particular. Visando formar, capacitar, treinar e reorientar a criança e o adolescente para um desenvolvimento integral e sadio, ajustando-o ao seu ambiente familiar, escolar e comunitário.

2. QUESTÕES E FORMULAÇÕES ESTRATÉGICAS

Altair decide adotar, então, uma estratégia de caráter preventivo à criança de rua, baseado num levantamento estatístico realizado pelo Programa Oficina do Saber da UFF, fundado pelo mesmo. Onde foi comprovado que as crianças que viviam nas ruas eram originárias de favelas de Niterói e cidades vizinhas.
Sua principal estratégia foi utilizar de seus conhecimentos para iniciar as atividades do seu projeto, com o interesse dos que desejavam cooperar multiplicando e diversificando as ações que garantiam assistência às crianças assistidas pela CCDIA, através das parcerias estratégicas e da atuação de voluntários brasileiros e estrangeiros como: UFF Niterói/RJ, FAPERJ, Escola Estadual Pinto Lima Niterói/RJ, Igreja Batista do Mutuá

Relacionados