Terceirização

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc.
Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas umdescontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirizaçãoprecisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
O que não se deve terceirizar.
O princípio básico é que não se terceirize a sua atividade-fim. Sendo assim, uma organização que desconhece a si mesma, em um processo de terceirização, corre sério risco de perder sua identidade eprincipalmente o seu diferencial competitivo. Mesmo na atividade-meio, só é permitido terceirizar quando não houver subordinação hierárquica, ou seja, locação de mão de obra é ilegal.
A atividade-fim de uma empresa é a razão de existir dessa empresa. Dentro do serviço público, têm-se exemplos de terceirizações satisfatórias, como é o caso dos serviços de limpeza. Neste caso, a terceirização é indicada pois aatividade-fim do serviço público não é a limpeza de seu patrimônio.
Para amenizar os problemas causados pela terceirização, estão sendo criadas por empresas de software algumas soluções de sistemas informatizados para promover de forma mais eficaz o controle e a gestão da mão-de-obra terceirizada, sendo uma importante ferramenta para o departamento de recursos humanos das empresas que praticam aterceirização.
Riscos
Embora o uso da terceirização tenha como objetivo focar a empresa na sua atividade-fim, na verdade o mercado em geral busca a redução de custos. A curto prazo é o que realmente ocorre, porém a longo prazo o próprio futuro da empresa é ameaçado, vejamos alguns fatos, por exemplo:
- Empresa responde por créditos trabalhistas no caso de inadimplência da prestadora deserviços;
- Custo de controle dos serviços terceirizados progressivamente torna-se maior;
- Queda de qualidade freqüentemente é relatada por clientes da empresa;
- Risco ao terceirizar-se setores chave, tais como: Financeiro, Recursos Humanos, Assessoria, Almoxarifado...;
- Perda de bons funcionários, devido a rotatividade da mão-de-obra dessas empresas;
- Ao longo do tempo a empresa pode tornar-seextremamente dependente da terceirização, por exemplo: Sistema de Informática com padrões incompatíveis com outros;
- Decadência do clima organizacional;
- Perda da identidade da empresa.
Benefícios
- Acessos a novos recursos humanos e tecnologia.
- Maior visibilidade dos custos.
- Controle claro e objetivo de cronogramas.
- Objetividade na negociação.
- Transferência do risco de parte daatividade para terceiros
- Acesso a um serviço mais especializado
- Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas.
- Potenciais ganhos derivados da economia de escala que resultam da empresa sub-contratada poder acender a um agregado de empresas, otimizando os custos e serviços
Exemplo de um caso
"Na área de limpeza, os salários eram de R$670,00 (efetivo) e de R$ 445,00 (terceirizado)."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

ESTUDO DE CASO
A empresa onde foi realizado este estudo de caso atua como incorporadora e construtora de edifícios localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, estando neste mercado a mais de dez anos, com 40 funcionários entre cargos de chefia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceirização
  • Terceirização
  • Terceirizacao
  • terceirização
  • terceirizacão
  • TERCEIRIZAÇÃO
  • Terceirização
  • terceirização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!