Terceirização

Páginas: 10 (2363 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
Introdução

Uma das principais dúvidas dos empresários das micro e pequenas empresas diz respeito à contratação de pessoas físicas (profissionais autônomos) ou jurídicas (empresas) para prestação de serviços sem vínculo empregatício.
Um assunto que não é tão simples como parece. A fim de livrar-se dos encargos sociais que tanto oneram as empresas, várias contratações não obedecem ao quedetermina nossa legislação e, lamentavelmente, acaba acontecendo o pior: ou a empresa que contratou os serviços é autuada pelo fiscal do Ministério do Trabalho, ou é chamada à Justiça Trabalhista para defender-se de ações movidas por trabalhadores que reclamam a existência de entre as partes, exigindo, por conseqüência, os direitos trabalhistas inerentes, tais como FGTS, horas extras,férias,décimoterceiro salário, descanso semanal remunerado (DSR),etc.Terceirizar uma atividade nada mais é que repassar a terceiros a sua realização. Em termos empresariais, podemos dizer que é o repasse de uma atividade MEIO a terceiros.

Como Surgiu

A Terceirização surgiu com a finalidade de melhorar a qualidade nas atividades das organizações, ou seja, as empresas contratam um prestador de serviçoque fica conhecido como empresa terceirizada passando a assumir as responsabilidades das atividades de meios da empresa contratante, assim as organizações contratantes poderá desempenhar um papel melhor em suas atividades fins obtendo qualidade dos produtos e menores custos. Esse modelo de gestão além de ser estratégico, vai ao encontro dos objetivos globais com maior rapidez e mais eficiência.O método de contratar terceiros originou-se nos EUA, após a eclosão da 2ª Guerra Mundial as indústrias bélicas concentravam-se na produção de armamentos, que naquele momento era o foco da indústria e a partir daí delegaram algumas atividades a empresas prestadoras de serviço.
Atualmente o processo de delegar algumas tarefas a “terceiros” é conhecido como uma técnica moderna deadministração, que se baseia em um processo de gestão no qual as atenções são voltadas aos clientes.
Para tanto, estratégia é de fundamental importância para qualquer organização obter crescimento, eficiência e se consolidar no mercado, apesar de não ser uma tarefa fácil, pois a competitividade do ramo organizacional aumenta a todo o momento e para essas empresas conseguirem estabilidade é preciso inovaradotando novas técnicas e modelo de gestão. As organizações terceirizam suas atividades meio, que são acessórias e priorizam as atividades fim, que merece maior importância, pois é a principal. O 1º passo para essa mudança e adoção desse modelo de gestão foi o Downsing, redução dos níveis hierárquicos, enxugamento e organograma, facilitando a tomada de decisões. A partir daí, passou-se atransferir para terceiros atividades secundarias. Assim, surge então o Outsourcing expressão em inglês que significa Terceirização. As pequenas e medias empresas foram as primeiras a adotar esse novo processo, logo depois foi a vez das grandes organizações. No Brasil, a terceirização surgiu nos anos 50, junto com as montadoras automobilísticas. No inicio dessa prática de administração existia umaresistência muito grande por parte dos empresários brasileiros ao terceirizar serviços, hoje ainda existe, porém num grau bem menor.
A mesma era conhecida naquela época como um método de reduzir custos de mão de obra a mesma trouxe e trás bons resultados para empresa a médio e longo prazo, tem uma visão ampla, e planejamento estratégico.
A terceirização veio para estabelecer melhores relaçõesentre usuários e fornecedores de bens e serviços, agilizando e otimizando o atendimento a clientes.A tarefa de administrar, sempre repleta de conteúdo humano e social, exige que se flexibilizem conceitos procedimentos e comportamentos. O costume de contratar serviços de terceiros é uma pratica antiga, nova é a palavra terceirização que significa-repassar algumas atividades a terceiros com o qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceirização
  • Terceirização
  • Terceirizacao
  • terceirização
  • terceirizacão
  • TERCEIRIZAÇÃO
  • Terceirização
  • terceirização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!