Terceirização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A terceirização se investe de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudança estruturais da organização, mudanças de cultura, procedimentos,sistemas e controles, capilarizando toda a malha organizacional, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrandotodos os esforços e energia da organização para a sua atividade principal. Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua implantação nas organizações, de modo que ela se consolide com metodologia e prática.
Assim, acredita-se que este estudo será relevante para pessoas no mundo dos negócios, bem como para acadêmicos e docentes doscursos de graduação.
Baseado neste conceito, foi realizado um estudo das empresas Massa Leve e a empresa Terceira Nova Visão Marketing & Propaganda, onde será terceirizado os serviços de Marketing e Vendas na empresa Massa Leve.
O grupo de alunos que compõem o Projeto: Natália Monteiro Kuki, Marcella de Almeida, Thaís dos Santos, Adriana Soares, Andréia Rocha, Dênis Fagundes, Marx Elias.2.TERCEIRIZAÇÃO

2.1 CONCEITOS DE TERCEIRIZAÇÃO

A origem mais remota encontrada na literatura estabelece que a terceirização surgiu com a indústria automobilística, que comprava peças fabricadas por terceiros e efetuava a montagem.A terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da Segunda Guerra Mundial. As indústrias bélicas tinham como desafio concentrar-seno desenvolvimento da produção de armamentos a serem utilizados Contra as forças do Eixo, e passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços mediante contratação.
A terceirização é um processo de administração moderno, no qual se transfere para terceiros atividades que não estão essencialmente ligadas á atividade principal da organização contratante.
Dessaforma, a terceirização é o ato pelo qual a organização contratante, mediante contrato , entrega a outra organização certa tarefa- atividades ou serviços não incluídos nos fins sociais da organização contratante-, para que esta a realize habitualmente.
Não se pode desconhecer que as novas necessidades econômicas reclamam uma flexibilização na contratação, tornando-se viável a delegação de atividadesespecializadas que não se enquadram entre os fins normais da contratante. Nesse sentido, para a contratação de serviços terceirizados, somente se admite a intermediação de mão-de-obra ligada á atividade-meio da organização. Já a contratação para a realização de atividade-fim só deve ser obtida pela via comum, que é o contrato de emprego.
Há uma conceituação restritiva, reputando como atividadeprincipal apenas ligada essencialmente á atividade-fim da organização, e uma ampliativa, que leva em conta todo o processo produtivo da organização, o qual abrangeria, por exemplo, serviços secundários como limpeza e segurança, reduzindo, ao mínimo, a possibilidade de terceirização amparada pelo Enunciado do 331/ TST.

2.2 HISTÓRIA DA TERCEIRIZAÇÃO

As empresas são organizadas de variasmaneiras, exclusivamente burocráticas, inchadas, pesadas e não tem nenhuma agilidade de decisão, não são competitivas e nem eficiente, são muito normalizadas e o fluxo de informações e das determinações é extremamente lento e, além disso, são verticalizadas. Essas características são de empresas muito centralizadoras, sem nenhuma flexibilidade e sem processo participativos onde o poder é fechado.Entretanto,felizmente encontramos muitas empresas que já tendo passado pelas duas fases anteriores mudaram radicalmente o seu posicionamento e hoje já desfrutam das vantagens de terem processos terceirizados, por isso usufruem os amplos benefícios devido a terem se tornado empresas ágeis, eficiente, eficazes, ganharam qualidade , especialização e finalmente como resultado da terceirização, a...
tracking img