Terceirização ilícita nas empresas públicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DA PESQUISA

TERCEIRIZAÇÃO ILÍCITA NAS EMPRESAS PÚBLICAS

CAPÍTULO I : COMO TUDO COMEÇOU

Tudo começou após 1960, pois através das técnicas advindas da dinâmica do capitalismo o mundo começou a apresentar uma transformação dos modelos econômicos.
O fortalecimento sindical provocou mudanças na postura administrativa das empresas com a adesão de um grande número de operáriospleiteando maiores benefícios.
Pós Segunda Guerra no Japão, a partir da década de 1970, a terceirização ganhou um patamar de estratégia fundamental do capital, por causa da expansão dos princípios toyotistas de gestão, organização e da produção do trabalho.

“Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, peloengenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.”
(AUTOR: Desconhecido – site: http://www.suapesquisa.com/economia/toyotismo.htm)

O toyotismo se ampliou no ocidente em resposta ao domínio sobre os trabalhadores e àcrise nas taxas de lucro, marcados, respectivamente, pelas manifestações de maio de 1968 e pelo choque do petróleo de 1973.
No final dos anos 70, o modelo econômico e político brasileiro começaram a apresentar sinais de esgotamento, enfraquecendo a vida das empresas, a força de trabalho e o relacionamento do capital com a sociedade. (LEIRIA et al., 1993)
A filosofia empresarial não era mais crescere se multiplicar, e sim, sobreviver diante da paralisação da atividade econômica se adequando a um mercado competitivo com um consumidor mais exigente.
O fato de que a detenção das informações, naquela época, eram centralizadas apenas em algumas pessoas, normalmente nos detentores do poder, acarretava um desconhecimento nos demais níveis hierárquicos e gerava uma lentidão na execução dasatividades de modernização das empresas, as fazendo chegarem até mesmo ao fracasso.
No Brasil, as empresas são muito lentas no que diz respeito a se adaptar a situações de crises ou crescimento. Essa lentidão ocorre também no processamento de informações na sua estrutura interna.
As empresas precisam estar preparadas para as mudanças culturais que estão sempre ocorrendo e cada vez mais rápido. Em buscadessa agilidade e da competitividade, aos poucos, as empresas foram procurando se estruturar e se adaptar administrativamente e eliminando níveis hierárquicos com uma interdependência de níveis dentro de uma mesma organização.
Podemos então compreender o alcance da terceirização no processo de reestruturação produtiva, pois, ao mesmo tempo em que ela promove a divisão entre os trabalhadores elatambém diminui os gastos com a força de trabalho. Amparada por uma legislação ambígua (baseada nos vagos conceitos de atividade-fim e atividade-meio), a terceirização vêm se ampliando no Brasil desde a década de 1980. Em quase todos os ramos de trabalho (na indústria, no comércio e nos serviços) existem atividades que são realizadas por trabalhadores subcontratados. Depois da Terceirização, asempresas nunca mais foram à mesma coisa de antes. O novo conceito de troca de experiências e parceria trouxe uma nova visão de gestão empresarial, sendo esta, uma maneira adequada de controlar e gerenciar essa transformação radical no meio econômico, uma forma ideal de contratação de bens e serviços.
A terceirização que nada mais é que a contratação de terceiros para prestação de serviçosacessórios, instrumentais e complementares, foi um dos procedimentos encontrados para a redução da atividade estatal, devido à importância da parceria entre a iniciativa privada e a Administração Pública.
A terceirização não é, no entanto, uma estratégia importante somente para os capitalistas de países de economia dependente. De acordo com a posição de cada país na divisão internacional do trabalho,...
tracking img