Terceirização de processos logísiticos

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA

PAULO EDUARDO TOBALDINI

A Terceirização de Processos Logísticos nas Micro e Pequenas empresas do Município de Indaiatuba

Indaiatuba
Maio/2011

PAULO EDUARDO TOBALDINI

A Terceirização de Processos Logísticos nas Micro e Pequenas empresas do Município de Indaiatuba

Projeto de Graduação doCurso Superior de Tecnologia em Logística Aeroportuária, elaborado sob a orientação do professor Carlos Fragoso orientador.

Indaiatuba
Maio/2011

Sumário
Introdução 3
I. PROJETO 4
1. Objetivo geral 4
2. Objetivos específicos 4
3. Hipótese 4
4. Justificativa 5
5. Problematização 6
6. Metodologia 6
Referência bibliográfica 7

Introdução
Em função da importância quevem sendo assumida pela logística empresarial como instrumento de competitividade e diferenciação do mercado, da crescente tendência à terceirização das atividades logísticas e do uso generalizado de operadores logísticos, será realizado neste projeto uma análise dos processos logísticos que são terceirizados pelas micro e pequenas empresas, em especial do município de Indaiatuba, onde serárealizado posteriormente um estudo de caso, e os fatores decisórios desta terceirização.
Este tipo de terceirização já é difundido em países da Europa, e principalmente nos Estados Unidos, em que o processo de outsourcing já vem ocorrendo desde o final da década de 80, sendo que no Brasil somente teve início no final dos anos 90.
O operador logístico vem se tornando uma forte tendência para todos ossegmentos de negócios, sendo indispensável principalmente nas empresas de grande porte, em que segundo Sink & Langley (apud NOVAES, 2007, p.278), devido à necessidade de redução de estoques e a competitividade cada vez mais globalizada, as empresas tendem a ficar mais focadas em sua principal atividade e tende a não se preocupar com a saída, distribuição e entrega dos produtos até o consumidorfinal.
Apesar da maioria das empresas de grande porte já terem optado pela terceirização de seus processos logísticos, este processo também pode ser muito útil para as micro e pequenas empresas, pois pode minimizar os custos logísticos de sua operação tornando-a mais competitiva no mercado.
Neste cenário o presente estudo pretende identificar se as micro e pequenas empresas do município deIndaiatuba utilizam operadores logísticos, em quais processos (transporte, armazenagem, estocagem, informação) está centralizada esta terceirização, e quais foram os fatores decisórios que levaram os gestores destas empresas a optarem pela terceirização.

I. PROJETO

.
1. Objetivo geral

O objetivo deste estudo é analisar quais os processos logísticos estão sendo terceirizados pelas microe pequenas empresas do município de Indaiatuba, e os fatores decisórios que resultaram nesta terceirização.

2. Objetivos específicos

Tendo como foco do presente estudo analisar quais os processos logísticos que são terceirizados pelas micro e pequenas empresas do município de Indaiatuba, serão destacados os seguintes objetivos específicos:

* Conceituar operador logístico;
*Conceituar terceirização;
* Identificar os processos logísticos necessários para a operação de uma empresa;
* Identificar quais os processos logísticos são terceirizados pelas microempresas do município de Indaiatuba;
* Analisar os processos logísticos terceirizados e identificar quais os fatores decisórios que resultaram nesta terceirização;

3. Hipótese

Existe uma dúvida porparte das empresas sobre a verticalização ou horizontalização das operações logísticas, ou seja, se elas realizam internamente ou terceirizam o serviço.
Isso se deve ao fato de que caso se terceirize este tipo de operação, a empresa terá que arcar com os custos de um operador logístico, deixará de ter controle total sobre prazos, disponibilidade, qualidade, entre outras variáveis.
Fleury (2000)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de terceirização na UFSC”
  • Os processos de terceirização de armazenagem
  • Processo de Terceirização nas Empresas
  • terceirização de processos logisticos
  • O processo de negociação na terceirização de centrais de atendimento
  • COMO USAR A QUALIDADE COMO ELEMENTO DE DECISÃO EM UM PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO: Relação entre terceirização e qualidade.
  • Business process outsourcing (bpo): estratégia na terceirização de processos de negócios
  • terceirização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!