Terceirização de processos logísiticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA

PAULO EDUARDO TOBALDINI

A Terceirização de Processos Logísticos nas Micro e Pequenas empresas do Município de Indaiatuba

Indaiatuba
Maio/2011

PAULO EDUARDO TOBALDINI

A Terceirização de Processos Logísticos nas Micro e Pequenas empresas do Município de Indaiatuba

Projeto de Graduação doCurso Superior de Tecnologia em Logística Aeroportuária, elaborado sob a orientação do professor Carlos Fragoso orientador.

Indaiatuba
Maio/2011

Sumário
Introdução 3
I. PROJETO 4
1. Objetivo geral 4
2. Objetivos específicos 4
3. Hipótese 4
4. Justificativa 5
5. Problematização 6
6. Metodologia 6
Referência bibliográfica 7

Introdução
Em função da importância quevem sendo assumida pela logística empresarial como instrumento de competitividade e diferenciação do mercado, da crescente tendência à terceirização das atividades logísticas e do uso generalizado de operadores logísticos, será realizado neste projeto uma análise dos processos logísticos que são terceirizados pelas micro e pequenas empresas, em especial do município de Indaiatuba, onde serárealizado posteriormente um estudo de caso, e os fatores decisórios desta terceirização.
Este tipo de terceirização já é difundido em países da Europa, e principalmente nos Estados Unidos, em que o processo de outsourcing já vem ocorrendo desde o final da década de 80, sendo que no Brasil somente teve início no final dos anos 90.
O operador logístico vem se tornando uma forte tendência para todos ossegmentos de negócios, sendo indispensável principalmente nas empresas de grande porte, em que segundo Sink & Langley (apud NOVAES, 2007, p.278), devido à necessidade de redução de estoques e a competitividade cada vez mais globalizada, as empresas tendem a ficar mais focadas em sua principal atividade e tende a não se preocupar com a saída, distribuição e entrega dos produtos até o consumidorfinal.
Apesar da maioria das empresas de grande porte já terem optado pela terceirização de seus processos logísticos, este processo também pode ser muito útil para as micro e pequenas empresas, pois pode minimizar os custos logísticos de sua operação tornando-a mais competitiva no mercado.
Neste cenário o presente estudo pretende identificar se as micro e pequenas empresas do município deIndaiatuba utilizam operadores logísticos, em quais processos (transporte, armazenagem, estocagem, informação) está centralizada esta terceirização, e quais foram os fatores decisórios que levaram os gestores destas empresas a optarem pela terceirização.

I. PROJETO

.
1. Objetivo geral

O objetivo deste estudo é analisar quais os processos logísticos estão sendo terceirizados pelas microe pequenas empresas do município de Indaiatuba, e os fatores decisórios que resultaram nesta terceirização.

2. Objetivos específicos

Tendo como foco do presente estudo analisar quais os processos logísticos que são terceirizados pelas micro e pequenas empresas do município de Indaiatuba, serão destacados os seguintes objetivos específicos:

* Conceituar operador logístico;
*Conceituar terceirização;
* Identificar os processos logísticos necessários para a operação de uma empresa;
* Identificar quais os processos logísticos são terceirizados pelas microempresas do município de Indaiatuba;
* Analisar os processos logísticos terceirizados e identificar quais os fatores decisórios que resultaram nesta terceirização;

3. Hipótese

Existe uma dúvida porparte das empresas sobre a verticalização ou horizontalização das operações logísticas, ou seja, se elas realizam internamente ou terceirizam o serviço.
Isso se deve ao fato de que caso se terceirize este tipo de operação, a empresa terá que arcar com os custos de um operador logístico, deixará de ter controle total sobre prazos, disponibilidade, qualidade, entre outras variáveis.
Fleury (2000)...
tracking img