Terceirização da tecnologia da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
uNIVERSIDADE mETODISTA DE sÃO pAULO

TERCEIRIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

São Bernardo do Campo — Junho de 2010

TERCEIRIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

São Bernardo do Campo — Junho de 2010

Resumo

Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas para os negócios. Contudo, há também um grandequestionamento sobre os reais ganhos adquiridos com os investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões.
Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que tenha foco na sua eficácia, nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações.A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. Além disso, é preciso que haja meios de avaliar, de modo contínuo, se o uso da TI está sendo eficaz.
O presente estudo apresenta uma visão geral acerca dos modelos de avaliação da TI.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................2

2. VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO.................................................................4

3. DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO.........................................................5

4. CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS COM A TERCEIRIZAÇÃO.........6

5.CONCLUSÃO..........................................................................................................8

6. REFERÊNCIAS........................................................................................................9

1. Introdução

A terceirização também conhecida como (Outsourcing) é a transferência para terceiros de parte das atividades de uma empresa. Esse conceito de contratar terceiros para executar e tomar conta de uma determinadaatividade ou serviço já é antigo e tem crescido para atividades padronizadas que de um modo geral não são consideradas críticas para a empresa. Exemplos típicos são restaurantes, segurança e transporte de empregados e produtos.

Várias empresas utilizam a terceirização em larga escala para poder concentrar se nas atividades consideradas estratégicas e críticas para seu negócio.
A terceirização emtecnologia da informação originou-se da necessidade de cortar custos e reduzir pessoal devido às crescentes despesas com o setor de informática, geralmente não compatível com seu resultado para as organizações, ou seja, insatisfações quanto ao custo, a qualidade e o desempenho das unidades de TI. Earl (1998).[1]

Neste contexto, mais recentemente, vem sendo dada maior atenção à terceirização deatividades ligadas a informática. Por outro lado, esta área apresenta características favoráveis sob alguns aspectos como:

Aumento da necessidade de técnicos especializados;
Utilização de parte de um equipamento maior que é compartilhado com outras empresas;
Diversos projetos têm uma duração definida e seu término geralmente causa problemas de ociosidade e rotatividade de pessoal;
Aterceirização permite teoricamente trocar custos fixos por custos variáveis;
Consolidação do mercado de prestadores desse tipo serviço.

O número de empresas prestadoras deste tipo de serviço é crescente e inclui desde pequenas empresas, até individuais, que executam serviços de contabilidade, desenvolvimento e programação, até algumas das grandes empresas internacionais neste setor de terceirização, queoferecem soluções em praticamente todos os aspectos ligados à informática.

No Brasil a prática da terceirização da TI é uma realidade, podendo ser destacado o setor bancário. Nele, a terceirização da TI já abrange 68% dos serviços de telecomunicações, 62% dos serviços de impressão de documentos. 52% dos serviços de processamento de cartões, 52% do desenvolvimento de novos sistemas de...
tracking img