Terceira idade ativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terceira idade ativa

No ponto de vista de muitos, a velhice é um período da vida de recolhimento e privação. Um tempo de sossego ou até mesmo de meditação. Outros, felizmente, pensam diferente,pois o aumento de expectativa e qualidade de vida e a mudança de mentalidade a respeito do modo de vida, a velhice é considerada um sinônimo de vida ativa.
Ser velho pode ser interpretado como alguémque depois de uma parcela do tempo de vida empregado ao trabalho e à dedicação à família desfruta de uma etapa de lazer, interação social e a busca de aprendizado despreocupado e a felicidade.
Issotudo está relacionado à saúde e lucidez. O segredo de uma velhice saudável está em três recomendações: alimentação adequada pratica de exercícios compatíveis e períodos de repouso.
A vida moderna e oapoio institucional e social ao idoso transformam a velhice em um período possível de vida ativa, onde podemos manter nosso corpo fortalecido e saudável, e continuar desfrutando os melhores prazeres davida.
Esses benefícios prometem manter a mente afastada da ideia de morte próxima.
A preparação para as grandes mudanças na vida decorrentes da aposentadoria e da perda de amigos e familiares é desuma importância para a saúde psicológica, assim como um contato familiar constante e a preservação e manutenção da autonomia, independência e dignidade do idoso.
Saber usufruir de todos osmomentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos colaboram para que a mente mantenha-se ativa e saudável.
Se já não possui a vitalidade da juventude, por outrolado tem o conhecimento adquirido através das experiências ao longo de toda uma vida. A partilha desses conhecimentos com as novas gerações proporciona ao idoso a possibilidade de manter-se integrado àsociedade.
O prazer de ter um corpo saudável e a aceitação de seus limites, o prazer de interagir em sociedade, o prazer da satisfação dos desejos na medida do possível e aceitável, o prazer de...
tracking img