Terceira experiência ee531

914 palavras 4 páginas
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA BÁSICA I – EE531

TERCEIRA EXPERIÊNCIA

ALUNOS:
Glaudson Frade Assuncao RA 992889 Turma T Data: 23/09/2011 Bancada: 6

1 Resultados do Exercício Preparatório da TERCEIRA Experiência

1 Circuito BARGRAPH

Comentários sobre o comportamento do circuito.
[pic]
Fig.1 – Diagrama do circuito bargraph- medidas de tensões nos nós da malha resistiva.

Fig.2 – Diagrama do circuito bargraph- com os níveis esperados em dB nos nós da malha resistiva.

Gráfico 1.1 – Comparativo entre o esperado e o simulado.

Podemos observar através do gráfico em dB das tensões malha resistiva de referência uma relativa diferença entre as tensões esperadas (“lineares” em escala log) e as simuladas, tal discrepância deve-se ao fato de ser ter projetado o circuito com resistores comerciais aproximando o valor necessário para se obter uma rampa de tensão realmente logarítmica.

2 Relatório da Terceira Experiência

1 Introdução

Neste experimento realizou-se a análise de oito comparadores de tensão funcionando de modo a obter um indicador de nível de tensão (Bargraph). Um comparador de tensão nada mais é do que um amplificador operacional de alto ganho ligado de forma a comparar uma tensão de entrada com uma tensão de referência. A saída estará no nível alto ou baixo, conforme a tensão de entrada for maior ou menor que a tensão de referência.
Partindo-se então do ponto em que a tensão de entrada é mínima (0 V), a tensão de saída será máxima (+V). Quando a tensão de entrada se igualar à tensão de referência, ocorrerá a comutação e a tensão de saída passará a zero. Essa tensão irá permanecer até a tensão de entrada atingir o valor máximo.
Quando a tensão de entrada cair, ao passar pelo valor de referência, haverá nova comutação e a saída irá ao nível máximo (+V), novamente. A figura 2 apresenta em um gráfico do que ocorre.

[pic]

Figura 1- Comparação entre a tensão de entrada e saída de um comparador de tensão

2 Circuito Bargraph

Relacionados