Teratologia e talidomia

627 palavras 3 páginas
TERATOLOGIA
A teratologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal. A Teratogênese (também chamada de teratogenia) se refere à formação e desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações é estudada pela Teratologia.

DROGAS TERATOGÊNICAS

Drogas teratogênicas são as drogas capazes de causar malformações no feto quando tomadas durante a gravidez, principalmente nas primeiras 10 semanas. Essas drogas são responsáveis por 2-3% de todas as malformações em bebês. Algumas substâncias teratogênicas são:

- Álcool: o bebê pode nascer com cirrose, demência;
- Nicotina: causando vaso constrição, portanto má formação nas extremidades;
- Uso de alguns tipos de antibióticos, afetando a organogênese = surgimento ou formação dos órgãos nos primeiros 3 meses de vida;
- Tinturas para cabelos: amônia presente afeta o sistema nervoso.

Informações sobre a Talidomida

No passado acreditava-se que a placenta era uma barreira que protegia o feto contra os medicamentos. Logo, comprovou-se que isto não ocorria. Na década de 60 na Alemanha e nos Estados Unidos, e depois em todo o mundo, passaram a ocorrer relatos de nascimento de bebes com malformações. Os bebês ou morriam por apresentar defeitos sérios no cérebro, rins ou coração, ou apresentavam reduções grotescas em seus membros, evento este que marcaria suas vidas para sempre. O medicamento era a Talidomida, prescrito com a finalidade de tomar a gestação mais confortável sem os efeitos colaterais de vômitos e náuseas que acompanham a gravidez .
Até a década de 60, nos Estados Unidos obrigava-se que a droga fosse segura, não causando a morte do paciente lei esta que era de 1938. Era hábito também antes da comercialização os laboratórios farmacêuticos , mesmo antes de sua liberação oficial, distribuírem uma quantidade apreciável do medicamento para médicos testarem e utilizarem o mesmo em seus

Relacionados