Teratogênese

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
AGENTES TERATÓGENOS

SUMÁRIO
Introdução
Anomalias Causadas Por Fatores Genéticos
Anomalias Causadas por Fatores Ambientais
Teratogênese Por Drogas
Teratogênese Por Compostos Químicos Ambientais
Teratogênese Por Agentes Infecciosos
Teratogênese Por Fatores Mecânicos
Conclusão

 

 
Introdução
 A Teratologia (teratos = monstro; logus = estudo) consiste no estudo dasmalformaçõescongênitas, ou seja, das anomalias de desenvolvimento queprovocam alterações morfológicas presentes ao nascimento.Um conceitofundamental é o de que certos estágios do desenvolvimento embrionário sãomais vulneráveis a perturbações do que outras.Um agente teratogênico é qualquer substância, organismo, agente físico ouestado de deficiência que, estando presente na vida embrionária ou fetal, geraumaalteração na estrutura ou funcionalidade da descendência. As manifestações da ação de um agente teratogênico na espécie humanapodem ser agrupadas em classes principais: morte do concepto ou infertilidade;malformações; retardo de crescimento intra-uterino e; deficiências funcionais,incluindo-se aqui o retardo mental. Estes danos podem tanto ter uma causagenética como ambiental ou uma combinação destasduas

1. Anomalias Causadas Por Fatores Genéticos

Os fatores genéticos são as causas mais comuns de anomalias congênitas.Mecanismo como mitose e a meiose podem, ocasionalmente, funcionar mal.Muitos destes embriões iniciais anormais não sofrem o processo de clivagemnormal e não se tornam blastocistos.Dois tipos de alterações ocorrem nos complementos cromossômicos:numéricas e alterações, Asalterações podem afetar os cromossomas sexuais.

e ou os autossomas (Os cromossomas que não são sexuais). Em algunscasos, ambos os tipos de cromossomas podem ser afetados.

2. Anomalias Causadas por Fatores Ambientais

Embora os embriões humanos estejam bem protegidos no útero, agentesambientais podem causar perturbações no desenvolvimento após a exposiçãoda mãe a eles. Fatores ambientais comoinfecções e drogas, podem simular condições genéticas. O principio importante é que nem tudo que surge nafamília é genético. Os órgãos e parte do embrião são mais sensíveis durante osperíodos de diferenciação rápida.Os teratógenos só parecem ser capazes de causar anomalias após o inicio dadiferenciação celular, porém, suas iniciais podem causar a morte de embrião,durante as duas primeiras semanasdo desenvolvimento. Ao se considerar a possível teratogenicidade de um agente, como uma drogaou um composto químico, três princípios devem ser considerados:

• Os períodos críticos do desenvolvimento

• A dosagem da droga ou composto químico

Constituição genética do embriãoOs períodos mais críticos do desenvolvimento são quando a divisão e adiferenciação celular e a morfogêneseestão em seu ponto Maximo.Perturbações ambientais durante as duas primeiras semanas após afertilização podem interferir na clivagem do zigoto e na implantação doblastocisto, e causar morte precoce aborto espontâneo do embrião.
 
 
O desenvolvimento do embrião é mais facilmente perturbado durante aformação dos tecidos e órgãos. Durante esse período, os agentesteratogênicos podem induzir grandesanomalias congênitas.Cada parte, tecido e órgão de um embrião têm um período critico durante oqual seu desenvolvimento pode ser perturbado.Para uma droga ser considerada um teratógeno humano é necessário observar a existência de uma relação dose-resposta; quanto maior a exposição durantea gravidez, mais grave é o efeito fenotípico.

3. Teratogênese Por Drogas
 As drogas variam em suateratogenicidade. Alguns teratógenos causam umaperturbação grave do desenvolvimento quando administrado durante o períododa organogênese de certas partes do embrião. Outros causam retardo mental edo crescimento e outras anomalias quando usados em quantidades excessivasdurante o desenvolvimento.Portanto, as mulheres devem evitar qualquer tipo de medicamento durante oprimeiro trimestre da gestação, a menos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teratogênese
  • Teratogenese
  • Teratogenese
  • teratogênese
  • Teratogenese
  • Teratogenese
  • Teratogenese por composto quimico
  • Teratogênese por drogas no desenvolvimento embrionário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!