TERAPIAS IMUNOSSUPRESSORAS UTILIZADAS CONTRA REJEIÇÃO À TRANSPLANTES

1221 palavras 5 páginas
QUAIS OS 4 GRANDES GRUPOS DE TERAPIAS IMUNOSSUPRESSORAS UTILIZADAS CONTRA REJEIÇÃO À TRANSPLANTES?

São usados quatro grandes grupos de terapias imunossupressoras gerais: antimetabólitos, corticosteróides, metabólitos fúngicos e radiação X. Outros tratamentos mais específicos envolvem anticorpos monoclonais e o bloqueio dos sinais co-estimulatórios de linfócitos específicos. Contrariamente às terapias gerais, estas não comprometem tanto o estado imune do paciente, visto que não afetam o sistema imune na sua globalidade.
Existem duas categorias principais de terapia imunossupressora: a imunossupressão antígeno-inespecífica e antígeno-específica. A imunossupressão inespecífica abranda ou elimina a atividade do sistema imune independente do antígeno, o que resulta em uma vulnerabilidade muito grande do receptor a processos infecciosos, por exemplo, uma dose elevada de raios-X evita a rejeição, mas também apresenta uma série de efeitos deletérios, além de abolir a imunidade antimicrobiana.
Idealmente, o necessário seria um imunossupressor específico para um antigénio que reduzisse a resposta imunitária aos aloantigénios do transplante, enquanto preservasse a capacidade de resposta a outros antigénios.

QUAL VANTAGEM NA UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS COM AC MONOCLONAIS? ESTE TIPO DE TERAPIA SE BASEIA EM QUE? As vantagens da utilização dos anticorpos monoclonais são: alta especificidade, alta afinidade, determinação de um só epítopo antigênico, alta homogeneidade, ausência de anticorpos não específicos, maior facilidade ou caracterização, reduzida variabilidade de lote para lote, versatilidade. A existência de anticorpos diferentes para um agente patogênico torna a resposta pouco eficiente; sendo anticorpos monoclonais eficientes. Na pesquisa de diagnóstico e terapêutica que são eficazes contra patologias diversas, policlonais, então surge a necessidade de serem produzidos anticorpos monoclonais.

NO GRUPO DOS ANTIMETABÓLITOS E INIBIDORES MITÓTICOS TEMOS A

Relacionados

  • HEMATOLOGIA RESUMO MED
    34322 palavras | 138 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas