Terapia ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem da vida :
As condições da Terra primitiva :
A Terra sofria com os altos níveis de radiação ultravioleta, descargas elétricas, altas temperaturas, além da sua atmosfera ser formada por amônia, metano, gás hidrogênio, e vapor d’água, o que combinados, provocaram o surgimento do primeiro aminoácido .
Teoria de Oparin ( heterotrófica ).
Método científico :
As etapas :
0 Observaro fato
1 Questionamento do problema
2 Apresentar uma hipótese
3 Realizar experiências controladas
4 Tirar as conclusões .
Grupo controle : Grupo mantido nas condições anteriores à experiência , usado para verificar o resultado da mesma .
Níveis de organização

5 Átomos e moléculas - Toda matéria existente no Universo, tanto viva como inanimada, é composta de átomos, que sãoas menores partes de um elemento químico. Os átomos se combinam , geralmente, formando moléculas.
6 Orgânulos e células - As moléculas do organismo formam pequenas estruturas celulares, chamadas orgânulos. Um exemplo são as mitocôndrias. Essas mitocôndrias fazem parte de uma célula óssea. Células, são as unidades fundamentais da grande maioria dos seres vivos.
7 Tecidos - O tecido écomposto de várias células . Essas células se dispõe de forma concêntrica e se dispõe de acordo com cada tecido, como o tecido ósseo.
8 Órgãos - Órgãos são compostos de vários tipos de tecidos. Há vários tipos de órgãos no organismo, tanto vegetais quanto animais.
9 Sistemas - A reunião de vários órgãos que funcionam em conjunto, de forma harmoniosa, constitui um sistema. Da mesma forma, osórgãos da boca, esôfago, estômago e intestino são parte do seu sistema digestivo.
10 Organismo - O sistema esquelético, o muscular, o digestivo, o nervoso digestivo, nervoso e todos os demais constituem , no caso da figura, o organismo chamado guará ou outro ser vivo. É a união de todos os sistemas de um corpo.
Do organismo à biosfera

11 População - População é o conjunto de indivíduos deuma mesma espécie, que vive num determinado lugar e numa determinada época.
12 Comunidade - Ao conjunto das diversas populações chamamos comunidade. A comunidade representa, portanto, o conjunto dos seres vivos de uma certa área.
13 Ecossistema - Quando a comunidade de certa área é considerada junto com os fatores não-vivos (abióticos), falamos em ecossistema. Num ecossistema existemportanto os fatores vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).
14 Biosfera - Ao conjunto de todos ecossistemas do planeta os biólogos denominam biosfera ou ecosfera. O termo significa “esfera da vida” e evidentemente se refere as partes do planeta Terra que contém vida.
Os componentes dos ecossistemas
Todos os ecossistemas tem, normalmente, três tipos de organismos, os produtores, osconsumidores e os decompositores.
Os produtores são vegetais cloroficados; tanto podem ser altas árvores da floresta Amazônica como as algas microscópicas, existem na água do mar ou de uma lagoa.
Os consumidores são órgão incapazes de produzir seu próprio alimento orgânico; tem a necessidade de obtê-lo de outros organismos. Direta ou indiretamente, eles dependem do alimento fabricado pelosprodutores.
Os decompositores são as bactérias e os fungos presentes em qualquer ambiente, e tem a importância fundamental . Eles decompõe as excretas e os restos de animais e de vegetais, após a sua morte. Tanto os consumidores quanto os decompositores, por não produzirem seu alimento e dependerem dos produtores, são ditos heterotrófos.
As usinas vivas
Química e vida - À primeira vista, a noção queseres vivos são “máquinas químicas” constituídas por moléculas. Essas “máquinas” recebem outras moléculas do ambiente, transformando-as constantemente, e despejam no ambiente os resíduos. Enfim organismos vivos funcionam como verdadeiras usinas químicas, sendo essa atividade chamada de metabolismo.
A composição químicas das moléculas - Que substâncias compõe um organismo? Podemos, analisar...
tracking img