Terapia ocupacional oncologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Discutir a Terapia Ocupacional em Oncologia envolve um estudo sobre a especificidade desse campo no que se refere aos aspectos teóricos e práticos da profissão, inclusive sobre as possibilidades de intervenção e os recursos terapêuticos utilizados. Portanto, se prioriza no trabalho apresentar de forma objetiva a atuação do terapeuta ocupacional em oncologia com enfoque em contextoshospitalares, pois, não se pretende esgotar o assunto devido sua abrangência e complexidade.
Considerações Gerais Sobre Oncologia

Oncologia é ciência que estuda o câncer nas suas diferentes formas e é divida em Oncologia Cirúrgica e Oncologia Clínica.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) podemos definir o câncer como um nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comumo crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Porém, quando as células dividem-se rapidamente, tendema ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas, que são um acumulo de células cancerosas.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Se o câncer tem inicio em tecidos epiteliais como pele e mucosas, ele é denominado carcinoma; se começa em tecidos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Essacomplexidade determina e exige um tratamento interdisciplinar e multiprofissional, considerando sua natureza, evolução e tratamento.
Causas e Incidência

Dados do INCA apontam que no ano de 2010 aumentaram 7% o número de casos de câncer no Espírito Santo em relação ao ano anterior. E de acordo com as informações da Secretaria de Estado Saúde do Espírito Santo (Sesa), o aumento maissignificativo estaria previsto para os casos de câncer de cólon e reto, traqueia, brônquios e pulmão, cavidade oral, esôfago, mama (mulher) e próstata (homem). Sendo que os dois últimos os mais prevalentes e acompanham as estatísticas nacionais e mundiais com a mesma magnitude.
A distribuição da incidência e da mortalidade por câncer constitui-se em dados essenciais para compreender o perfil epidemiológicoda população de uma determinada região do cenário nacional e mundial. A partir dessas informações é possível analisar, estudar, desenvolver estratégias e estudos específicos que venham contribuir para o delineamento de programas de prevenção e ações na perspectiva de maior resolubilidade da atenção a saúde oferecida.
Por isso podemos fazer referencia às ações e a importância do terapeutaocupacional para desenvolver ações preventivas para pacientes com câncer, considerando que o foco da terapia ocupacional é ajudar pessoas a conseguir um estilo de vida que lhe proporcione o equilíbrio entre os cuidados pessoais( escovar os dentes, tomar banho, vestir-se), o trabalho, o lazer, o brincar, o estar com os amigos, o estudar, o cozinhar, o descanso e tantas outras atividades.  Lembrando sempreda importância do trabalho em equipe: assistentes sociais, dentistas, educadores, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros, devem trabalhar de maneira conjunta e integrada, para uma melhor atenção às necessidades dos pacientes, pois o objetivo o objetivo maior é comum a todos sempre, a qualidade de vidadaqueles a quem atendemos.

Diagnóstico e tratamento

Receber um diagnóstico de câncer não é nada fácil! A vida muda bastante: a doença pode trazer dor e vários sintomas, as atividades do dia-a-dia se transformam, o tratamento passa a ocupar boa parte da rotina e das preocupações, os projetos precisam ser adiados.  Por isso deve ser levado em consideração, no processo de diagnóstico e...
tracking img