Terapia nutricional na cirrose e insuficiencia hepática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRROSE E INSUFICIENCIA HEPÁTICA

FACULDADE PITÁGOTAS
Ipatinga
2010

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRROSE E INSUFICIENCIA HEPÁTICA

Trabalho apresentado ao curso de
Nutrição da Faculdade Pitágoras de
Ipatinga (MG), na disciplina
Terapia Nutricional.
Professora: Deise Cristina

IPATINGA
Faculdade Pitágoras
2010
Sumário
IntroduçãoIntrodução..................................................................................................1
Funções fígado ............................................................................................2
Insuficiência hepática.............................................................................................3

Introdução
O fígado é um órgão que pesa 2,0 a 2,5% do peso corporal. Recebe um fluxosanguíneo elevado de até 25% do débito cardíaco originado a partir de 2 sistemas vasculares distintos: Artéria hepática, 30% do fluxo total e 45% do aporte de O2. Veia portal, 70% do fluxo sanguíneo total e 55% do aporte de O2. O fluxo portal representa o retorno venoso do sistema esplânico do trato gastrintestinal e baço. (Adriana Lopes, 2009).
Sintetiza e metaboliza proteínas, CHO e gorduras.Desintoxica detritos metabólicos normais, medicamentos e produtos químicos ingeridos. Principal sítio de gliconeogênese e regulador da homeostase da glicose. (Adriana Lopes, 2009).
O fígado é um órgão importante no metabolismo, armazenamento e distribuição de nutrientes, portanto a ocorrência de alterações nutricionais na doença hepática crônica é bastante comum. Os problemas nutricionais doscirróticos são multifatoriais e além da ingestão inadequada de nutrientes, ocorrem ainda problemas de hipermetabolismo, digestão e absorção. (SCHNEIDER, PINTO, SILVEIRA 2007)
O fígado exerce funções essenciais nos CHO, PTN, LIP, são elas:
CARBOIDRATOS
Converte frutose e galactose em glicose
Sintetiza e estoca glicogênio
Quebra glicogênio e libera glicose
FISIOLOGIA
Quebra glicose para energiaNeoglicogênese a partir de: Aa, Piruvato, Lactato, Glicerol
LIPÍDIOS
Produz e degrada TG, fosfolipídios e colesterol
Quebra ácidos graxos para energia
FISIOLOGIA
Sintetiza sais biliares para digestão de gordura
Sintetiza corpos cetônicos
PROTEÍNAS
Sintetiza aa não essenciais
Remove aa da circulação e os converte em outros aa
Sintese protéica: Albumina, Transferrina
Remove amônia sangüíneaconvertendo-a em uréia. (Adriana Lopes, 2009).

Insuficiência hepática
A insuficiência hepática aguda (IHA) é a alteração grave da função das células hepáticas, geralmente devido à citotoxicidade ou colestase de início insipiente. É caracterizada por disfunções metabólicas (como hiperglicemia, hiperamonemia e encefalopatia), sendo a IHA complicada por falência múltipla de órgãos. Se houverpresença de encefalopatia hepática em até 15 dias após o início dos sintomas, recebe o nome de insuficiência hepática fulminante. (Iara Waitzberg Lewinski, 2009)
A IHA ocorre quando o fígado é submetido a extensa agressão ou lesão no parênquima hepático, resultando em necrose maciça das células hepáticas. Aproximadamente 40% dos casos de IHA são causados por infecção viral, sendo o vírus da hepatite Bo agente mais comumente associado. (Iara Waitzberg Lewinski, 2009)
A doença hepática crônica é geralmente acompanhada por comprometimento do estado nutricional, provocando perda gradativa de peso propiciando a desnutrição protéico-calórica que por sua vez, relaciona-se com o estágio da doença, agravando-se durante a sua evolução e com indiscutível impacto no prognóstico e mortalidade dospacientes. (Lento DF XXXX)

Cirrose
A mortalidade por cirrose hepática é considerada o principal indicador de complicações do alcoolismo, na população em geral.( MAIO, DICHI, BURINI 2000).

A Cirrose Hepática é uma alteração difusa do fígado, histológicamente bem definida, em que a arquitectura normal é substituída por nódulos regenerativos, separados por faixas de tecido fibroso (Anthony,...
tracking img