Terapia floral de bach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

pág.
1. Introdução 02
2. Dr. Bach e as 38 essências florais 02
2.1 Os Doze Curadores 03
2.2 Os Sete Auxiliares 03
2.3 Os Dezenove Complementares 04
3. As sete categorias do Dr. Bach 05
4. O Five Flower Remedy 06
5. O preparo e as formas de uso dos florais de Bach 06
6. Documentação de Casos 08
7. Currículo e Bibliografia 12

ROSANE DINIZ

TERAPIA FLORAL

1. IntroduçãoO propósito da terapia floral é dar ao paciente respaldo emocional, para que possa se harmonizar e lutar contra as doenças.

Ela não substitui o atendimento médico; somente ajuda o paciente a estabilizar e acalmar as emoções durante o trauma.

As Essências Florais de Bach são líquidos naturais, altamente diluídos, que se destinam à cura dos problemas emocionais e espirituais, operando emníveis vibratórios sutis, ou seja, limpando e harmonizando a pessoa e a sua aura.
Problemas de saúde freqüentemente têm suas origens na mente; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.

Com os florais podemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental,solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc.
Por ser um tratamento totalmente natural, não há contra-indicações. Os florais podem ser tomados em conjunto com remédios alopáticos e/ou homeopáticos. As essências florais não causam danos, não mascaram os sintomas, não criam dependência física e não têm efeitoscolaterais.

2. Dr. Bach e as 38 essências florais

Quando começou suas pesquisas por novos medicamentos naturais, Dr. Bach procurava por um sistema de saúde que fosse obtido da natureza e não de bactérias.
Tinha em mente que eles deveriam ser de fácil uso de forma que qualquer pessoa ao usá-las pudesse prontamente restabelecer-se, através do equilíbrio de sua energia vital.

Em 1928 Dr. Bachiniciou suas pesquisas; usou muito de sua intuição, e da “vivência” dos “sintomas” em cada uma das essências florais que encontrou. Quando percebeu a manifestação dos quatro elementos:
Fogo da luz solar, ar puro da área rural, água como orvalho e a terra como planta curativa, nas plantas, descobriu as 19 primeiras essências.

Segundo Dr. Bach, "A ação destes remédios consiste em elevar nossasvibrações e abrir nossos canais para recepção do Eu Espiritual; de inundar nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal... Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando nosso corpo com as sublimes vibrações de nossa Natureza Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como a neve à luz do sol. Não existe cura autêntica, a menos queexista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna".

Como sua filosofia é baseada na simplicidade, dividiu as essências em categorias de forma a facilitar seu uso. Dessa forma temos; os 12 curadores que representam os 12 tipos de temperamentos e suas emoções e os 7 auxiliares, que ajudam a curar os estados de mente.

OS DOZE CURADORES

Floral Estado de ÂnimoNegativo Estado de ânimo Positivo
1. Mimulus Medo Segurança/Empatia/Compaixão
2. Rock Rose Terror Coragem
3. Agrimony Tortura Mental/Angústia Paz
4. Scleranthus Indecisão Determinação/Firmeza
5. Clematis Indiferença/Tédio Foco/Gentileza
6. Gentian Dúvida/desestímulo Autoconfiança/Compreensão
7. Chicory Preocupação excessiva Amor Incondicional
8. Centaury Fraqueza Força
9. Cerato Falta deautoconfiaça/dúvida Sabedoria
10. Impatiens Impaciência Ritmo/Perdão
11. Vervain Excesso de entusiasmo Moderação/Tolerância
12. Water Violet Orgulho/indiferença Alegria/Envolvimento
Identifica os 12 tipos de temperamentos e suas emoções.

OS SETE AUXILIARES

Floral Estado de Ânimo Negativo Estado de ânimo Positivo
13. Gorse Desesperança extrema Recuperação
14. Oak Aqueles que nunca...
tracking img