Terapia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATÓLICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA BAHIA


INSTITUTO DE TERAPIAS E DESENVOLVIMENTO HUMANO

TERAPIA EMPRESARIAL







ALBERTO GÓES











SALVADOR-BA

2006




ALBERTO GÓES











AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA TERAPIA EMPRESARIAL


Artigo Cientifico



Docente:SALVADOR-BA

2006




O USO DO CONHECIMENTO DAS ESTRATEGIAS DE DEFESA COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS.



Por

Alberto Góes


Resumo

Artigo realizado para identificar as formas eficazes de atingir os objetivos desejados através do uso eficiente do conhecimento das estratégias de defesa, como ferramentas no processo de desenvolvimento einteração grupal. Com a utilização das técnicas de Teoria Organizacional para enxergamos as empresas com um olhar clínico, aplicando programas que se diferenciam das principais técnicas ortodoxas e que se destinam ao resgate de valores essenciais ao ser humano, à qualidade de vida e ao crescimento individual.
Propiciando o desenvolvimento crítico do profissional, estimulando a refletir acerca deseu papel na organização e possibilitando compreender alguns dos fenômenos humanos relevantes para o comportamento do individuo nas organizações.


Palavras – Chave
Uso do Conhecimento, Ferramentas, Desenvolvimento de Grupos, Fenômenos Humanos.

Introdução

Devido à crescente relevância da integração grupal as organizações buscam orientações teóricas possíveis de serem colocadas em prática,que visam ajudar efetivamente os integrantes das organizações a resolver temas, problemas e superar desafios.
O mundo moderno caracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em explosiva progressão. As mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais e políticas, influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações, sejam elas empresas industriais, de serviços, organizações públicas,bancos, hospitais ou universidades. Onde se entende que, a única maneira viável de mudar as Organizações é mudar a sua cultura, uma vez que esta afeta diretamente sua sistemática de trabalho. Portanto, mudar os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham, elaborar e realizar cursos, palestras e seminários.
A educação continuada é uma das ferramentas mais poderosas de que as empresasdispõem para o desenvolvimento dos seus recursos humanos. Ele deve responder às necessidades dos negócios, das estratégias e metas à longo prazo.Utilizando programas adaptados e/ou especialmente preparados para atender as características de cada empresa, adequados à sua cultura, ao seu segmento e às necessidades de sua equipe de profissionais.
O método Chiorlin Velloso – MCV TEOR nos mostra que osfenômenos humanos permeiam todo e qualquer tipo de relacionamento familiar, social, profissional ou empresarial. No entanto, dentro das organizações eles não são considerados a altura da sua importância e, talvez, isto se deva à falta de um entendimento mais abrangente.


Desenvolvimento

Terapia organizacional a expressão Terapia é uma palavra originada do grego que compreende a arte decurar. Inclue um rol de práticas que visa restabelecer a saúde de um ser ou grupo de seres. Colocar-se a disposição para ajudar ouras pessoas a resolverem suas dificuldades.
Organizacional este termo da denominação deste método, indica que a referida ação terapêutica destina se as organizações. Duas ou mais pessoas da sociedade podem se juntar em sociedade e configurar um grupo organizado, o qualpode determinar uma organização empresarial, filantrópica, esportiva, sindical, hospitalar , educacional, não governamental e etc. Da mesma forma duas pessoas de sexos opostos podem juntar-se em sociedade (casar-se) e configurar um grupo organizado, o qual dara origem a uma organização familiar. Portanto a palavra organização não se restringe as empresas.
Hoje não basta somente conhecimento...
tracking img