Terapia em grupo carl rogers x terapia coginitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terapia em Grupo: Grupo de Encontro de Carl Rogers
Origem dos Grupos de Encontro.
Nos Estados Unidos, na década de 40, Kurt Lewin, psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), desenvolveu o conceito de que a prática das capacidades em relações humanas era um importante tipo de educação na sociedade moderna, mas que estava esquecido. O primeiro grupo, intitulado T-Group, foirealizado em Bethel (Maine) em 1947, após a morte de Kurt Lewin.
Os colaboradores de Kurt Lewin continuaram a desenvolver esses grupos, gerando a organização dos National Training Laboratories, o custo do experimento foi arcado pelas indústrias, já que inicialmente foi direcionado a administradores e diretores desse campo. A T-group a princípio procurou ensinar a observação da natureza, dasinterações recíprocas e do processo de grupo, a partir daí julgava-se que o grupo seria capaz de entender sua maneira de trabalhar num grupo e no trabalho, bem como o efeito que poderia ter sobre os outros, tornando-se mais ajustada para lidar com situações interpessoais complexas.
Os grupos dividem-se em diversas categorias, agrupados por um fim determinado, conforme segue:
a) Grupo de encontrobásico, que objetiva o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais através de um processo de amadurecimento e experiência vivencial.
b) Grupo de treino de sensibilidade que pode assemelhar-se a qualquer dos grupos referidos.
c) Grupo centrado na tarefa, que é largamente utilizado na indústria e foca na tarefa de grupo e no seucontexto interpessoal.
d) Grupo de percepção sensorial, grupo de percepção corporal, grupo de movimento corporal, estes relacionados com a expressão do corpo.
e) Grupo de desenvolvimento da organização que tem por objetivo principal desenvolver a capacidade de liderança nos participantes.
f) Grupo de formação de equipe, que é amplamente usado na indústria para desenvolver maiores laços deunião entre equipes de trabalho eficientes.
g) Grupo gestáltico, que se baseia na terapêutica gestaltista, em que um terapeuta experiente se concentra com um indivíduo de cada vez sob um ponto de vista diagnóstico e terapêutico.

Carl Rogers e a Terapia Centrada no Cliente.

Carl Rogers (1902 - 1987) foi um dos mais respeitáveis profissionais de seu tempo, tendo escrito mais de 250 artigos,publicado em torno de 20 livros, além de ser difícil precisar o número de horas gravadas em áudio e vídeo de suas entrevistas psicoterápicas, tendo também sido pioneiro nestas gravações. Essa produção inicia-se em 1935, mas só começa a aparecer publicamente em 1940, num discurso na Universidade de Minnesota. Neste, e em outros inúmeros artigos que se sucederam, aparecem suas crenças e condiçõespara uma experiência terapêutica libertadora, aplicada a partir de mais ou menos 1965, a trabalhos de grupos.
Segundo Rogers (1978, p. 13) seu trabalho com grupos era um pouco análogo à aplicação práticas das idéias de Kurt Lewin. Rogers (1978, p.14) afirma que "os alicerces conceptuais de todo este movimento [dos grupos] foram, por um lado, inicialmente, o pensamento lewiniano e a psicologiagestaltista e, por outro, a terapia centrada no cliente".
Rogers (1978, p.14) estabelece uma diferença inicial entre seu estilo de trabalho com grupos e o dos grupos de Bethel (como eram conhecidos os grupos de Kurt Lewin e seus colaboradores), afirmando que os grupos de encontro que desenvolveu "tinham [...] uma orientação experiencial e terapêutica maior do que a dos grupos originados emBethel". Contudo, ainda segundo Rogers (1978, p.14) "esta orientação para o crescimento pessoal e terapêutico fundiu-se com o processo do treino de capacidades em relações humanas e ambas em conjunto formam o núcleo do movimento que se espalha hoje rapidamente [...]".
Os chamados "Grupos de Encontro" que são grupos vivenciais que podem ser residenciais, os participantes "moram" em um local com...
tracking img