Terapia do riso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ-PROJETO TCC
2011












Camila Santos da Silva







Tratamento Alternativo e Humanizado
A terapia do riso em pacientes hospitalizados












CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHEUS - CESUPI
Ilhéus - BA
2011

Camila Santos da Silva






Tratamento Alternativo e Humanizado
A terapia do riso em pacientes hospitalizadosProjeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Enfermagem.




Professora Doutora Diva Conceição Ribeiro











CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ILHEUS - CESUPI
Ilhéus – BA
2011

RESUMO



O presente projeto tem por finalidadeconhecer e compreender a importância da terapia do riso na melhora de pacientes pediátricos hospitalizados, além de estudar a fisiologia do riso no organismo humano, analisando por meio de dados estatísticos a eficácia e aceitação deste tratamento nas instituições hospitalares. Propõe-se também a investigar se existem grupos de riso em hospitais onde há pediatrias nas cidades de Ilhéus e Itabuna, senegativo, um projeto para a implantação, visto que estudos mostram resultados positivos e inúmeros benefícios. Sendo preciso a leitura sistemática de obras que trazem o assunto do riso como terapia para a inserção nas instituições hospitalares. Segundo RODRIGUES (2007) “as internações são sempre motivos de grande tensão não só pra os pacientes, mas também para seus familiares. O ambiente frio eimpessoal faz com que a espera pela alta se torne cada vez mais longa, fazem com que pareçam intermináveis os dias de internação”. É justamente nesse momento que qualquer manifestação de amor, carinho e atenção fazem a diferença, principalmente se esses vierem acompanhados de alegria e bom humor, permitindo assim uma assistência em saúde mais humanizada.
Palavras - chave: RISO. HUMANIZAÇÃO. TERAPIAALTERNATIVA. PEDIATRIA.


































SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 6

2. JUSTIFICATIVA 7

3. OBJETIVOS 7

3.1 GERAL 7


3.2 ESPECÍFICOS 7


4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES...................................................................8

5. METODOLOGIA DA PESQUISA 8

6. PRESSUPOSTOSTEÓRICOS.....................................................................8

7. CRONOGRAMA.........................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................16












1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
O presente projeto tem por finalidade a apresentação dotema: Tratamento Alternativo e Humanizado: A terapia do riso em pacientes hospitalizados. Intensificado em conhecer e compreender a importância da terapia do riso na melhora de pacientes pediátricos, além de estudar a fisiologia do riso no organismo humano, analisando por meio de dados estatísticos a eficácia e aceitação deste tratamento nas instituições hospitalares. O interesse pela pesquisa comesse tema surgiu ao assistir o filme de Patch Adams - O amor é contagioso, onde mostra a persistência de um estudante em tentar mudar um modelo assistencialista desumano e impessoal, para um modelo mais resolutivo e eficaz, além disso, em se deparar com a cruel realidade de muitos hospitais já freqüentados, onde também fazem uso de uma assistência que não reflete resultados muito positivos.Tem sido observado o quanto o paciente tem perdido sua identidade dentro do hospital para uma patologia, ou até mesmo para o leito em que está inserido, isso caracteriza uma relação muito mais mecânica, deixando que a assistência em saúde seja focada somente na doença e não no paciente como um todo, de maneira holística e humanizada. É possível promover uma assistência mais qualificada a...
tracking img