TERAPIA DE GRUPO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA DE GRUPO
Os fatores terapêuticos

Temos que a terapia de grupo ajuda e é uma forma efetiva de psicoterapia, considerada igual a psicoterapia individual em sua capacidade de proporcionarbenefícios.
A forma como ajuda parte do princípio organizacional central, onde podemos abordar os problemas mais provocantes e controversos da psicoterapia, em que uma vez identificados os problemas, osaspectos principais do processo de mudança constituirão uma base racional para que o terapêuta selecione as táticas e estratégias que possam moldar a experiência de grupo.
O processo terapêutico podeser bem complexo, que acontece por uma interação intricada de experiências humanas, chamados de fatores terapêuticos.
São divididos em 11 fatores primários: instilação de esperança; universalidade;compartilhamento de informações; altruísmo; recapitulação corretiva do grupo familiar primário; desenvolvimento de técnicas de sociabilização; comportamento imitativo; aprendizagem interpessoal; coesãogrupal; catarde e fatores existenciais.
Esses fatores são interdependentes e não funcionam separadamente, podendo representar diferentes partes do processo de mudança.
Mesmo que ao final de umaterapia de grupo, os participantes forneçam dados sobre os fatores terapêuticos que consideraram mais e menos proveitosos, essas avaliações serão incompletas e sua precisão limitada.
Muitos fatores deconfusão influenciam a avaliação do paciente sobre os fatores terapêuticos, como o tempo em tratamento e o nível de funcionamento do paciente, o tipo de grupo, a idade e o diagnóstico do paciente, e aideologia do líder do grupo.
Temos que outro fator que complica a busca de fatores terapêuticos comuns é o nível em que diferentes membros do grupo percebem e experimentam o mesmo evento de diferentesmaneiras.
Considera-se uma arte obter relatos dos pacientes, que vão desde questionários para preencher ou de escolha que podem proporcionar dados facilmente, mas que muitas vezes não conseguem captar...