Terapia da musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A terapia da música

Poucos conhecem o poder que a música pode ter sobre as pessoas.Um dos fatores é a terapia da música.
Musicoterapia é a utilização de música ou seus elementos, seja o ritmo, os sons ou melodia por um musicoterapeuta.
A linguagem da música pode ser trabalhada de forma terapêutica a diferentes tipos de casos em pacientes com deficiências físicas e emocionais.
O som éproduzido e captado pelo cérebro de forma que passe tranqüilidade em uma ligação considerada por muitos “sagrada”. O pensamento nesse processo é muito trabalhado, pois a música terapêutica, tem a letra que o paciente mesmo em mal estado vai ouvindo e pensando em coisas boas, o que vai influenciando aos poucos na sua auto-estima e de forma bem interessante o seu tratamento atinge resultados animadores.A música nos últimos anos vem, junto com a ciência revolucionando alguns métodos de cura de pacientes, futuramente poderemos contar com uma tecnologia bem avançada relacionada a problemas mentais e música.
O músico Hebert Vianna é um exemplo de paciente curado com a terapia musical. Durante o seu tratamento ele se restabeleceu de sua perca de memória ouvindo algumas canções marcantes em sua vida.Quando levamos em conta o lado cultural, vemos que a musica, ou melhor o som produzido ao todo atinge os níveis mais profundos de autoconsciência e transformação e segundo musicoterapeutas e psicanalistas, quando estamos concentrados na execução ou na audição da música, naturalmente nos desligamos das limitações da mente para entrar em um mundo mais criativos e expandido.

A atualidade daMúsica

A musica atual tem um sentido um pouco diferenciado das musicas mais antigas, principalmente das décadas anteriores, trata-se de uma visão econômica dos artistas. Para quem ainda não entendeu, a música da atualidade preza muito refrões engraçados, bonitos, letras fáceis de decorar, artistas encantadores etc. Ou seja, a preocupação passa a ser o sucesso, uma música em que a pessoa escute,goste, vicie, cante na rua e com os amigos acaba ganhando uma preferência maior do que a antiga música trabalhada, a música em que a preocupação era extrair o máximo possível dos sons dos instrumentos e não um som alto e chamativo, as letras bem trabalhadas interessantes, que retratavam na maioria das vezes a cultura do país. País? Isso quando a música é nacional, porque a maioria dos jovens daatualidade preferem músicas internacionais para serem escutadas.
Antigamente (se podermos nos referir assim) o famoso samba brasileiro, o “samba de roda” tinha um valor altíssimo, as pessoas viam tudo isso como uma arte nacional verdadeira e de forte impacto, hoje se formos ver ele perdeu muito sua cara. O forró que está sendo um ritmo no Brasil ainda conservado, o forró universitário que ainda chamamuito atenção graças aos passos interessantes, que unem um bom publico jovem em barzinhos, coisa que deixa as pessoas bem animadas para um bom fim de semana. Seus passos são bem fáceis, coisa que faz qualquer um que estiver la na hora com um parceiro pegar rápido e também é permitido mesclar com alguns passos de outras danças, isso tudo torna o ritmo bem fácil e interessante e de uma forma ou outraacaba prendendo um pouco a cultura popular.

O poder oculto da música

A psicologia moderna revela que a música pode interferir em um certo “poder oculto”, mas o que seria isso?
Dizem que antigamente os sábios da China detinham de um certo poder da música através de seus conhecimentos. Porem, hoje nós mesmos podemos perceber o seu “poder”, a sua força que tem para nos motivar ou desmotivar,nos alegrar ou entristecer, nos relaxar ou irritar enfim, em vários aspectos. Isso acaba influindo em muitas funções do nosso corpo como a pressão sanguinea, digestão, ritmo da respiração, e também nas partes mentais e intelectuais.
A música tem o poder também de influir na nossa personalidade, pois é visível como uma pessoa que tem personalidade diferente de outra, possui estilos musicais...
tracking img