Terapia congitivo comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA COMPORTAMENTAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Dentro da perspectiva comportamental existem dois tipos de comportamento: o conhecido como “comportamento respondente” que tem caráter involuntário e o“comportamento operante” que tem caráter voluntário. O comportamento operante é aquele que modifica o ambiente, estando sujeito a alterações a partir das conseqüências de sua atuação sobre oambiente. Ou seja, as probabilidades futuras de um operante ocorrer novamente está na dependência das conseqüências que foram geradas por ele (Skinner,1953).
O conceito de “condicionamento” desempenhapapel fundamental dentro desta abordagem, traz a idéia de que os comportamentos são mutáveis. Alguns fatores estão envolvidos no condicionamento operante: presença de reforçadores ou de situaçõesaversivas (Lotufo Neto, 1993a; Lettner, 1998).
Mediante uma conseqüência reforçadora a probabilidade de que um operante ocorra novamente é aumentada. O padrão de reforçamento também é um fator queinfluencia na freqüência em que ocorre um comportamento operante. O reforço pode ocorrer sempre após determinada resposta ou intermitente onde acontece de acordo com uma determinada periodicidade. Ocomportamento tende a ocorrer numa freqüência maior quando está vinculado a um esquema de reforçamento intermitente (Skinner,1953).
É importante o conhecimento sobre o conceito de generalização: umorganismo é capaz de estabelecer diferenças e semelhanças entre estímulos e a partir disso comportar-se da mesma forma em ambientes diferentes (Lotufo Neto, 1993a; Rangé,1998a; Bahls, 2003).
Puniçãocaracteriza-se pela retirada de um estímulo reforçador diante de determinada resposta ou pela apresentação de um estímulo aversivo, produz diminuição de um dado comportamento temporariamente, não éeficiente para a remoção, podendo gerar outros comportamentos indesejados. A utilização do reforço positivo é mais adequada para a mudança prolongada e eficaz do repertório comportamental do indivíduo...
tracking img