Terapia cognitivo comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
__________________________________________________________________________Sales, A.P. e Pereira, R.C. Revisão

Terapia Cognitivo-Comportamental como Instrumento para Desenvolvimento da Resiliência
Cognitive-Behavioral Therapy as Instrument to Development of the Resilience
Amanda Patricia Sales1*; Reginete Cavalcanti Pereira2

RESUMO
O presente trabalho revisa o conceito de trauma e resiliência,apresentando a diferença que pode fazer uma subjetividade resiliente no momento de lidar com situações estressantes e/ou traumáticas. Também evidencia a importância da terapia cognitivo-comportamental na construção de uma estrutura cognitiva mais fortalecida e, em consequência, mais resiliente. Foi realizada pesquisa bibliográfica a fim de mostrar a capacidade que a intervenção terapêutica tem nareestruturação de determinados aspectos da personalidade do indivíduo, perpassando pelos estudos sobre como o trauma e a resiliência também influenciam a cognição do sujeito. O estudo comprova a efetividade da terapia cognitivo-comportamental que, a partir de suas técnicas, torna-se capaz de promover a reestruturação cognitiva, favorecendo assim, entre outros ganhos, a capacidade de ser maisresiliente. PALAVRAS-CHAVE: trauma, resiliência, terapia cognitivo-comportamental.

ABSTRACT
The present study reviews the concept of trauma and resilience, presenting the benefits of a resilient structure in dealing with the stressors and traumatic situations. Also it evidences the importance of the cognitivebehavioral therapy in the construction of a more resilient cognitive structure. Bibliographicalresearch was carried out in order to show the ability of the therapeutic intervention to reorganize determined aspects of the personality, going through the studies dealing with the influences of the trauma on the cognition. The study proves the effectiveness of the cognitive-behavioral therapy in contributing to modifying central beliefs and promoting psychological reorganization of theindividual, favoring thus, the capacity of being more resilient. KEYWORDS: trauma, resilience, cognitive-behavioral therapy.
Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento/UFPE. *Email: amandapatysalles@yahoo.com.br
1,2

____________________________________________________________________________177

NEUROBIOLOGIA, 74 ( 1 ) jan./mar.2011_________________________________________________________

INTRODUÇÃO
iante de uma contemporaneidade que tem como uma das principais preocupações a promoção da saúde, a resiliência surge como um conceito de extrema relevância. Esta se traduz num conjunto de processamentos sociais e cognitivos que possibilitariam o desenvolvimento saudável do indivíduo, mesmo diante de situações adversas 28. O termo vem sendo usado há muito tempo pelafísica referindo-se à capacidade máxima que um material tem de se deformar temporariamente, sem sofrer deformações permanentes. A partir da noção concreta do fenômeno descrito pela física, é associada à psicologia como a ideia de plasticidade ou elasticidade emocional e cognitiva 2. Enquanto isso, as situações estressantes, ou mesmo traumáticas, surgem questionando todo um sistema de valoresconstruído pelo sujeito; valores que lhe asseguravam proteção na medida em que propiciavam senso de controle, identidade e dava significados à própria vida. Assim, apesar de o indivíduo ter consciência de que determinado fato pode ocorrer, não se apercebe de que possa ocorrer consigo. A imprevisibilidade e a incontrolabilidade são duas características que melhor ajudam a conceituar um evento traumático 5.Porém, o questionamento que surge é: o que levaria determinadas pessoas a não adoecerem, mesmo tendo vivenciado uma situação potencialmente traumática? Os estudos sobre resiliência vêm atribuindo a esta capacidade cognitiva uma maneira de proteger esses indivíduos. "Resiliência é uma capacidade universal que permite que uma pessoa, grupo ou comunidade previna, minimize ou supere os efeitos...
tracking img