Terapia centrado no cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Osvaldo Rui Fernandes Varela |
| Psicoterapia centrado no cliente |



































“Não podemos ensinar, apenas podemos facilitara aprendizagem ”

Rogers (1386)
















Conteúdo

INTRODUÇÃO 4

Capítulo 1: FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6
1 Condições preconizadas por Rogers para o sucesso da psicoterapia 9
2 Principais Conceitos da Psicoterapia Centrada na Pessoa 10
3 Elementos comuns a todas as psicoterapias 11
4 Relação terapêutica 12
4.1 As fases do processo psicoterapeutas proposto por Rogers14
5 Reflexão critica 17
5.1 Possibilidade de implementação desse modelo teórico em Cabo Verde 18
6 CONCLUSÃO 19
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20




INTRODUÇÃO

O trabalho que ora se apresenta consiste numa pesquisa de cariz científica, cujo tema é psicoterapia centrada no cliente realizada no âmbito de disciplina

A psicoterapia centrada no cliente é uma das formas mais humana defazer a psicologia, valorizando e focando na pessoa. Ela surgiu dentro do modelo Humanista.

Esta forma de fazer a psicoterapia tem como pano de fundo a pessoa, procurando forma de tê-la como participante ativa na terapia.

Com forte influência da filosofia fenomenalista e existencialista, a terapia centra na pessoa surgiu como à crítica a forma como a psicanalise e comportamentalistadesencadeavam a psicoterapia.

Portanto, por dissidiar da forma como essas psicoterapias tratava os problemas das pessoas na época, Rogers trouxe assim o seu grande contributo para a psicologia e consequentemente o seu desenvolvimento.

Esta terapia foi desenvolvida a partir dos anos 40 nos Estados Unidos da América por Carl Rogers um dos expoente da psicologia humanista e contou com apoio de Gendlin,(responsável pelo conceito de experienciacão, processo vivido pelo paciente durante a psicoterapia).

Certamente é interessante estudar o trabalho de Rogers e, demos graças a deus de ter um teórico com reflexões tao apreciável. É evidente que o trabalho de Rogers, vem a dar um notável contribuição para a psicologia.





Este trabalho tem como espoco de evidenciar os principais conceitosteóricos desenvolvidos por Rogers, mas também, apresentar de forma concisa e explanativa a psicoterapia centrada no cliente.

As motivações que estiveram por detrás da realização deste tema: primeiramente, deve-se ao interesse de aprofundar o conhecimento sobre esta concepção de natureza humana. Esta teoria veio a servir de inspirações de muitas teorias de base humana como é o exemplo da psicologiapositiva. Portanto, tudo que tem a ver com a concepção humana torna-se interessante e convidativa para conhece-la. Cremos que a mente humana continua ainda um imenso mistério e repleta de alguns mistérios para descobrir. E todas as formas possíveis que existem para entender o homem e cura-la as suas patologias emocionais, são de boas valias.

Uma Segunda motivação, é que interessa-nosconsiderar que a psicologia humanista e a psicologia positiva têm a mesma ideia, ambas tem como a premissa da valorização do ser humano e das suas potencialidades que por vezes encontra-se escondido. Cabe ao psicólogo alertá-los sobre essas potencialidades que todos nós temos.



E para melhor à compreensão do presente trabalho dividimo-lo em dois capítulos: primeiro capitulo comporta a introdução ondeserá apresentado o nosso trabalho. E o segundo capítulo aborda a contextualização teórica. Integrando os vários conceitos pertinentes para à compreensão desta abordagem teórica. A metodologia utilizada para fazer este trabalho foi a pesquisa bibliográficas,


FUNDAMENTAÇÃO TEORICA



Antes de iniciarmos a falar da terapia centrada no cliente, consideramos importante conhecer um...
tracking img