Terapia assistida por animais (taa)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Terapia Assistida por Animais (TAA), nome aparentemente apropriado dado a esse subcampo de atuação profissional, também é conhecido por outros nomes como pet terapia, zooterapia outerapia facilitada por animais. Esse subcampo de atuação profissional constitui um processo no qual um profissional (um psicólogo, um fisioterapeuta, um enfermeiro etc.), por meio de animais, provocamudanças comportamentais ou orgânicas em pessoas com diferentes tipos de necessidades (GARCIA & BOTOMÉ, 2008).
Muitas espécies de animais podem ser utilizadas para este fim, com destaque para aeqüina e a canina. A equinoterapia é difundida para o tratamento de pacientes com limitações físicas e mentais. Os cães, por sua vez, são utilizados em projetos de educação, psicoterapia e/oufisioterapia em crianças, adultos e idosos, nas mais diversas situações físicas e psicológicas com bons resultados (OLIVA, 2004 apud VACCARI & ALMEIDA, 2007).
A TAA é indicada como medida adjuvante emdiversas situações clínicas por proporcionar benefícios emocionais e espirituais para os pacientes, familiares e para a própria equipe (CARMAK, 1989 apud BUSSOTTI et al., 2005); por reduzir o impactoe estresse gerados pela situação de doença e da hospitalização, alterando o foco perceptual e, também, por promover melhor adesão à terapêutica proposta (CONNOR, 2000 apud BUSSOTTI et al., 2005) .Destaca-se ainda, que embora seja uma intervenção que utiliza animais, traz consigo um forte apelo à humanização, pois ajuda a descontrair o clima pesado de um ambiente hospitalar, melhora as relaçõesinterpessoais e facilita a comunicação (CONNOR, 2000; KAWAKAMI, 2003 apud BUSSOTTI et al., 2005)


BENEFÍCIOS DA TAA
As vantagens da relação animal–criança são apontadas: ajuda a criança adesenvolver a capacidade de se relacionar com outras pessoas e de lidar com aspectos não-verbais, aprendendo a observar e interpretar a linguagem dos gestos, posturas e movimentos; favorece a...
tracking img