Tequinologia dos materiais

265 palavras 2 páginas
O minério de ferro é usado, na siderurgia, composto a carga metálica do alto forno, no qual é reduzido pelo carbono do carvão, na produção do ferro gusa, matéria prima dos aços e dos fundidos.

Ferro-ligas: são materiais metálicos formados pelo ferro, carbono e de elementos essenciais: Si, Mn, Cr, W, Mo e outros em porcentagem elevadas. São usados como matéria prima na produção das ligas ferrosas(aços e ferros fundidos) com os objetivos:

Função principal das ligas: Eliminar ou neutralizar elementos nocivos Ex: adição de FeSi como desoxidante e adição de FeMn para neutralizar o S.

Adicionar elementos de liga como: Mn, Cr, Mo, W, V e outros para melhorar as propriedades das ligas ferrosas.

Principais ligas ferrosas: ferro manganês-com 25 a 85% Mn ferro-silício- com 20 a 70% Si
Ferro-cromo-com 60 a 70% Cr/ 0,03 a 12,0% C ferro tungstênio-80% W-elevado ponto de fusão ferro molibdênio-60% Mo-elevado ponto de fusão ferro vanádio-35 a 85% V

Aços: o aço é, basicamente, a liga ferrosa que apresenta teor de C até o limite de 2,06%

Ferros fundidos: ferros fundidos são ligas Fé, C, Si, que apresentam teor de C acima de 2,06%, mais os elementos residuais

Propriedades dos aços: em função da grande variedade de tipos de aços, as principais propriedades mecânicas apresentam larga margem de variação em seus valores. As principais propriedades dos aços são: dureza, resistência mecânica, ductilidade, maleabilidade, soldabilidade, usabilidade, condutividade térmica e elétrica.

Microconstituintes dos aços: o carbono pode apresentar nas formas de: cementita, ferrita,

Relacionados

  • Implantação da tqm
    1357 palavras | 6 páginas
  • Como a engenharia genetica enrriquece frutos e vegetais
    2395 palavras | 10 páginas
  • ergonomia
    7104 palavras | 29 páginas