Teoricos urbanistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GEOGRAFIA NÃO PÁRA DE MUDAR

A partir dos anos 80 houve uma nova forma de se interpretar as categorias de espaço geográfico, território e paisagem.
Pois a Geografia ébasicamente uma história da natureza. Para conhecer e aprender a interpretá-la, os PCN recomendam o estudo das paisagens e das relações que se estabelecem entre a natureza eas sociedades humanas.
O objetivo do ensino de Geografia, segundo os Parâmetros, é explicar como a sociedade se apropria da natureza. Os PCN pretendem que o aluno aprenda aobservar descrever, registrar, explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive de outras paisagens e de diferentes espaços geográficos, pois é, a açãodo ser humano sobre a natureza.
Portanto observar, descrever, representar e construir explicações é processos que as crianças podem desenvolver desde o início do EnsinoFundamental, o professor deve ser o mediador. Por exemplo: é o professor que vai mostrar às crianças que observar não é apenas olhar, mas olhar em busca de respostas. Descrevernão é fazer uma lista do que foi observado, mas relacioná-lo, tentando responder a uma hipótese para que os alunos possam aprender a explicar, compreender e até mesmorepresentar os processos de construção do espaço e dos diferentes tipos de paisagens e territórios.
E importante fazer com que os alunos percebam os diferentes espaços geográficos emque vivemos através de atividades conciliando prática e teoria dentro da sala de aula. Por exemplo: fazendo maquetes para representar o espaço urbano, ir ao pátio para selocalizar e ter sempre o mapa em sala de aula, promover excursões, utilizar trabalhos de campo para observarem e comprovarem o que foi estudado, fotografias de paisagens e etc.
tracking img