Teorica Sobre Xoteft

1857 palavras 8 páginas
FACULDADE LEÃO SAMPAIO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Claudio leite ribeiro
Jose Luiz Bastos Lima
Michel David Santos Luna
Raniel Alves Cruz
Tiago da Silva
Otacílio furtunato de Sousa filho
Luiz Fernando Dias Gomes
Pedro Simplício de lima neto

Introdução
Como se sabe, o brasil e um país de extrema diversidade cultural onde encontra-se uma enorme variação de estilos étnicos, de raça, de música e de dança.
Dentre os diversos etilos de dança o xote se destaca bastante por ser um ritmo musical dançante tocado bastante no nordeste brasileiro e também em festas juninas. Estra trabalho dará ênfase a essa dança mais particularmente ao típico estilo nordestino.

Desenvolvimento
Xote e um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centro-europeu de origem alemã a palavra “xote” e derivada de “schottisch”, uma palavra alemã que significa “escocesa”. É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do brasil, até no nordeste do país.
Chegou ao brasil com o nome de “Chotiça” por volta de 1851 através do professor e dançarino Jose Maria Toussaint, era um ritmo praticado pela elite brasileira. Porém não demoro muito para que todos já estivesse dançado, os escravos que trabalhavam para os senhores de engenho observavam a dança do seu patrão e assim incorporo a sua coreografia onde passou a ter características próprias possuindo maior flexibilidade e giros, costumavam dança em suas senzalas quando tinham algo para comemorar dançavam em pares ou em grupos de quatro.
Com toda essa miscigenação surgiu diversos estilos de xote, como “xotecarreirinho”, “xote-duas-damas”, “Xote-bragantino” entre outros todos eles dançados no mesmo ritmo, mudando-se apenas os seus passos.
O xote carreirinha e o que e praticado no sul do brasil mas precisamente no rio grande do sul onde os casais correm no mesmo rumo, e é muito semelhante aos que os imigrantes descendentes de origem alemã conhecem como “ritsch-polka”.
O

Relacionados