Teoriasdasempresas

773 palavras 4 páginas
1- Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito á sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Em uma estrutura organizacional burocrática, a autoridade é geralmente centrada na parte superior, e informações geralmente fluem de cima para baixo. Isso geralmente incentiva uma cultura empresarial focada em regras e normas, onde os processos operacionais são rigidamente controlados com as melhores práticas de supervisão de perto.
Estruturas burocráticas podem desestimular a criatividade ea inovação em toda a organização. Não importa o quão engenhoso é proprietário de uma empresa, é praticamente impossível para um único indivíduo para gerar a gama de idéias estratégicas possíveis em um grande grupo interdisciplinar. Linha de frente os funcionários podem receber menos satisfação de seus emprego, não são motivados nem incentivados para crescer na empresa, ou desempenhar alguma tarefa. Organizações vinculadas por rígidos controles também pode encontrar-se menos capazes de se adaptar às novas condições do mercado, a indústria ou o ambiente legal.
A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. pode-se concluir que as organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.
Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa.

2- Considerados como empresas de

Relacionados