Teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A implantação do Programa Cuidado Domiciliar iniciou em outubro de 2003, passando por processos diferentes em cada UBS. Neste estudo, detalharemos dois temas: dificuldades efacilidades relacionadas ao cuidado domiciliar e a quem cuidamos.
Dificuldades e facilidades relacionadas ao cuidado domiciliar
Os dados obtidos neste estudo mostram que os entrevistados relatamdificuldades e facilidades que, muitas vezes, reportam-se ao mesmo aspecto do programa de cuidado domiciliar e que, em outra, foi citado justamente como dificuldade. O cadastramento dos pacientes quepoderiam beneficiar-se pelo Programa de Cuidados Domiciliares foi apontado por um dos entrevistados como dificuldade, sendo que, em outra UBS, com a Equipe de Saúde da Família (ESF) implantada, esteaspecto foi diferente, especialmente devido ao Agente Comunitário de Saúde, que traz ao serviço esta demanda.
Conforme as diretrizes operacionais as equipes de saúde da família, têm seu foco no e carátersubstitutivo, complementaridade, hierarquização, adscrição da clientela, cadastramento das famílias, podendo contribuir, facilitando a ação do cuidado domiciliar, principalmente pela reorientação daspráticas de trabalho a partir do diagnóstico de saúde da comunidade e equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde) atuando no domicílio daspessoas. A ausência do agente comunitário foi impedimento para que chegasse aos demais da equipe quem necessitava de cuidado domiciliar. O cuidado domiciliar nos remete a peculiaridade do contexto devida. Associado a esta explicação está ao sistema informal, em que a família é parte fundamental. Quando falamos em cuidado domiciliar, logo pensamos nos benefícios intrínseco de manter o cliente emcasa, junto a família sinta-se amparado e com que as relações tornem-se mais humanizadas, estando a família envolvida na assistência. Considerar que a pessoa que precisa do cuidado domiciliar não está...
tracking img