teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias de Enfermagem
Introdução
Teoria: Constitui a forma sistemática de olhar o mundo, para descrevê-lo, explica-lo, prevê-lo ou controlá-lo. Composta de conceitos, definições, modelos, preposições e suposições.
Teoria de Enfermagem: É a conceitualização de alguns aspectos da enfermagem comunicados com a finalidade de descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever cuidado deenfermagem.
Ou seja, as teorias de enfermagem compõem os pilares para a cientificidade da profissão na atualidade, elas ajudam o enfermeiro a implementar o cuidado metodológico em sua rotina de trabalho.
Problemática
Atualmente a saúde no Brasil está passando por uma série de dificuldades em relação a estrutura dentro da área hospitalar. Por falta de acomodações, os pacientes são postos nos corredoresdo hospital; sem circulação de ar, sem limpeza necessária do local, sem camas hospitalares, sem atendimento e recursos necessários, sujeito a outro tipo de doenças por acumulação do local; colocando a vida do paciente em risco.
Desenvolvimento
TEORIA AMBIENTALISTA- FLORENCE NIGHTINGALE
Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal, sendo considerado comotodas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte.
Nightingale tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social
O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Dentre estes elementos,segundo Florence, destacam-se os que se seguem:
1. Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”
2. Iluminação:os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”.
3. Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.
4. Limpeza: refere-se ao ambiente, pois, um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente, de quem ahigiene cuidadosa “remove matérias nocivas do sistema”. Além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos frequentemente durante o dia”.
5. Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é válido para assegurar o silêncio, pois nem um bom arejamento, nem uma boa assistência serãobenéficos para o doente, sem o necessário silêncio.
6. Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado.
7. Alimentação: essencial ao processo de cura, deve ser minuciosamente observada pela enfermeira.
Como sepode ver o conceito de meio ambiente engloba diversos elementos que, quando garantidos contribuem para que o processo reparador seja instituído. Esses elementos referem-se ao ambiente físico, pois, para Nightingale, quando este está adequado, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do doente e à prevenção de doenças.



TEORIA DA ADAPTAÇÃO - CALLISTA ROY
Essa teoria temcomo objetivo, promover a adaptação do homem em situações de saúde e doença.
Foco: Homem em adaptação
Os quatro elementos essenciais no modelo de adaptação de Roy:
1. A pessoa
2. A enfermagem
3. A saúde
4. O ambiente
• A pessoa
Receptora do cuidado de enfermagem. A pessoa é considerada pelo enfermeiro um sistema adaptativo.
O nível de adaptação do indivíduo é reflexo da variação dos...
tracking img