teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
jadbjbjnasjndfjsnfbhsajnczxnxcsnjcffasdbasjbdjasndjasnjdnasj-
dnjasnjSJasjnASJasjaJDDHDASJNJANJANJSNajsAJSNASNDJASHDSJANDJ-
ASNDJASDJASDJSNDSNFJSHDJFNDSJNFUDSHJJjanjdfheefjasdnfjdshfju-
sfhjdsfnjucjenwfjweufhdsvnkdsmvoeritf9oiokjfkewfkfjioewooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo-
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooopppp-ppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppiiiiiiii-
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii-
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii vmndbvdfn vmndvds fjf1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO

É uma estratégia de profissionalização que complementa o processo ensino-aprendizagem. Consiste na fase de preparação do aluno para ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que se inter-relacionam e integram aformação acadêmica com a atividade prática-profissional. São atividades de aprendizagem profissional, social e cultural oferecidas ao aluno pela participação em situações reais de trabalho e que são proporcionadas por empresas, órgãos da administração pública ou privada e instituições de ensino, sempre sob a responsabilidade e coordenação da escola a que pertence.
2. REGULAMENTAÇÃO
A realizaçãodo Estágio Supervisionado, nos cursos cujo currículo escolar permita e/ou demande Estágio, encontra amparo legal na Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, com as modificações introduzidas pela Lei n° 8859/94 e MP 1.726 e 1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00.
O parágrafo 2° do artigo 1° da Lei acima referida define que: - “Os estágios devem propiciar a complementação do ensino eda aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano”.
O Estágio Supervisionado elaborado de acordo com que estabelece as Diretrizes do ConselhoNacional de Educação (CNE) pauta-se pelos princípios e objetivos na formação de professores dos cursos de Licenciatura da Falbe.
Assim sendo, o estágio não se constitui trabalho profissional, mas procedimento pedagógico-didático e pressupõe parceria estabelecida, por meio de instrumento jurídico, entre as instituições formadoras e de estágio, nos termos dos Art. 3º e 5º do Decreto 87.497/82; eserá desenvolvido a partir da segunda metade do curso de Licenciatura, com duração de 400 horas, como estabelece a Resolução n. 01/2002, CNE e terá a coordenação de professores que acompanharão os estagiários nas escolas-campo, vinculada a coordenação geral de estágios, de acordo com Regulamento Geral do curso. Para o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, com duração de 1 ano, oestágio supervisionado tem carga Horária de 400 h/a, distribuídas nos dois semestres do curso de forma eqüitativa, conforme Resolução Nº 2 de 15/2/97 - Seção I. P. 14926
O estágio supervisionado será desenvolvido em estreita relação com a prática, entendida como componente curricular, nos termos postos pela Resolução n. 01/2002 CNE. Assim, prática e estágio supervisionado têm o mesmo objetivo geral:contribuir com a formação teórico-prática do licenciado, por meio de contato, durante o curso de licenciatura, com a futura realidade profissional. Contudo, a prática não se caracteriza como estágio supervisionado (Resolução n. 02/2002 – CNE), mas como espaço de estudo, pesquisa, reflexão, explicação e construção de conhecimentos da profissão, a partir de uma determinada realidade da educação,especificamente do ensino fundamental e médio. Ela deve ser articulada por pesquisas, áreas de estudo ou áreas temáticas, vinculando-se ao projeto do curso, na sua totalidade.
Entende-se o Estágio Supervisionado como componente curricular, de caráter teórico-prático, cuja especificidade proporciona o contato prolongado do futuro profissional com o campo de estágio, acompanhado pela instituição...
tracking img