Teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias de Sistemas
A noção de sistemas foi sempre usada intuitivamente, mesmo o homem selvagem depende da noção de sistema quando cria referências de ordenamento para compor seus mitos ou para estabelecer a ocupação de seus espaços; mas a formalização rigorosa de uma teoria de sistemas deu-se a partir dos anos 40 com a participação dos EUA na guerra Mundial .
Sistema é, portanto umaforma lógica de apreensão da realidade. Ao se formular sistemas, não se busca um “reflexo” do mundo real, mas sim a discrição ou destaque daqueles “traços” da realidade, cujo conjunto permite a percepção de uma condição de ordem e a proposição de uma forma operativa voltada para um dado objetivo.
A T.G.A surgiu com os trabalhos da biólogo alemão Leudwingvon Bertalanfy publicados entre 1950 a 1968.Os sistemas podem ser divididos em três tipos, os sistemas cósmicos (o universo) o sistema natural (sendo que o sistema maior é a terra) e o sistema social (comunidade humana).Um sistema é um conjunto de partes que interagem entre si para funcionarem como um todo.
Todas as partes precisam estar arranjadas de maneira adequada (organizadas).

Propriedades dos Sistemas
As propriedades oucomportamento de cada elemento do conjunto tem efeito sobre as propriedades do conjunto entendido como um todo.
A importância da TGS é significativa tendo como invista a necessidade de avaliar a organização como um todo e não somente em departamento ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior numero de variáveis possíveis, externas ou internas de que alguma formainfluencia em todo processo existente na organização. Outro fator também de significativa importância é o feedback que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.
Teoria dos sistemas começou a ser aplicada a administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (cientificas e relações humanas, estruturalistas e comportamentais).Teoria da Contingencia
A teoria da contingencia o que acontece dentro das empresas é relativo, ou seja, depende do modo como as organizações trabalham e também do ambiente externo e que existe uma relação entre condições do ambiente e técnicas administrativas.
Essa teoria surgiu por meio de estudos realizados na década de 1960 para identificar qual o modelo de estrutura organizacional paradeterminados tipos de empresas. Esses estudos foram contingentes ao explicarem como as organizações agem diante de diferentes condições que variam de acordo com o ambiente de contexto que as empresas operam.
Pesquisa de Alfred Chandler
Chandler realizou ser estudo a partir de quatro grandes empresas americanas: Du Pont, General Motors, Standart Oil CO, e a Sears Roebuck CO, constatando que aestrutura organizacional foi determinada pela estratégia mercadológica. As grandes organizações passaram por processos de desenvolvimento envolvendo quatro fases.
* Acumulação de recursos – integração vertical-economia de escala.
* Racionalização do uso de recursos-plano organizacional coordenação.
* Continuação do crescimento-diversificação-PGD.
* Racionalização do uso dos recursos emexpansão Un.de negócios
Pesquisa de Lawrence e Lorsch
Que nela foi concluída que a adaptação das empresas ao seu ambiente refere-se a dois aspectos básicos:
* Diferenciação: As empresas se dividem em departamentos cada um desempenhando uma função especifica relacionada a um contexto ambiental e também especifico. Ex: Marketing, produção, finanças etc...
* Integração: Quanto mais àatuação da empresa se aproximar das características requeridas pelo ambiente maiores são suas chances de sucesso.
Pesquisa de Jean Woodward
Investigou se os princípios da administração propostos pelas teorias administrativas correlacionavam com êxito dos negócios quanto posto em pratica com um estudo envolvendo 100 empresas com a 100 a 8000 colaboradores, classificou em três grupos de acordo a...
tracking img