Teorias e praticas curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A perspectiva teórico-prática do currículo

A abordagem processual ou prática surge de uma corrente tecnicista do currículo e, de certa maneira, a alguns aspectos da Sociologia do Currículo.
Nãoexistem processos de ensino e aprendizagem sem conteúdos de cultura, e é justamente o currículo que ordena esses conteúdos, por isso, o currículo encontra-se no centro do processo educativo. Assimpodemos afirmar que o currículo é a matéria-prima da escola e do trabalho docente. Sem conteúdos não existe necessidade dos alunos irem à escola, bem como os professores estarem a disposição paraensinar. A essência do trabalho do professor não é a transmissão de conhecimento, é sim a transmissão de atividades relacionadas ao aprendizado com a interatividade do conhecimento.
O currículo compreendeuma série de fatores que agem direto na vida cotidiana dos alunos, tais como: cultura, social, política, etc, e isto pressupõe três aspectos: o primeiro são os conteúdos que constituem o projetocultural da escola, o segundo condições políticas, administrativas e institucionais que esse projeto cultural realiza e terceiro o reconhecimento de este projeto realiza-se dentro da escola de uma formaeducativa e organizada.
Por trás de todo currículo há uma bagagem de conhecimento, conceitos, aspectos e orientações científicas e pedagógicas visando apresentar embasamento e fundamentos.
Outroaspecto é a concretização dessas decisões em sala de aula, assim temos uma visão de como o currículo está sendo aplicado.
A abordagem do currículo em sala de aula pode ser processual ou prática, que destaforma visa um exame das relações entre educação e sociedade.
O currículo escrito oferece parâmetros importantes para a sala de aula, ele possui um significado simbólico e prático e além dessaconcepção ampla, a teoria do currículo oferece indicações valiosas para o professor compreender os problemas curriculares. Assim, observando sobre esta ótica, o currículo deixa de ser um instrumento...
tracking img