Teorias sociológicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3.2 TEORIAS SOCIOLÓGICAS

As principais teorias sociológicas da religião são: a de Fustel de Coulanges e R. Smith, a de Durkeim e seus seguidores. Essas teorias foram caracterizadas pelafundamentação da explicação a respeito do fenômeno religioso: este é apresentado como fenômeno social e não psicológico.

A teoria de Fustel de Coulanges procura mostrar como a organização social existentena antiguidade clássica teve como amálgama o culto dos ancestrais. Segundo Coulanges este culto é que explicava às normas e cerimônias de casamento, o incesto, a monogamia, a proibição do divórcio,etc.

Coulanges, Robertson Smith e Durkeim tiveram um ponto em comum: acreditavam que a religião surgira da natureza mesma da sociedade. Smith chegou a afirma que os ritos estavam conectados com osmitos; mas os mitos não explicam os ritos. Ver a religião como um fato social para esses autores, é vê - la independente das mentes individuais , é reconhecer – lhes uma existência ou preexistência aosindivíduos. A importância social da religião parece ser ainda maior nas sociedades de pequena escala onde ela tem um caráter geral e abrangente.

Durkheim definiu a religião como uma instituiçãodotada de ritual e doutrinas, onde se distingue o sagrado do profano e onde existe a igreja como unidade social integradora e integrante. Por isso no totemismo uma forma elementar da religião, mas não foio totemismo que despertou os sentimentos religiosos do grupo, mas o grupo que despertou o sentimento religioso e totêmico.

Marcel Mauss procura demonstrar a tese de Durkheim de que a religião é umproduto da concentração social e se mantém as custas do gregarismo periódico.

Os Esquimós confirmam a tese de Durkheim, no verão os esquimós se dispersam em pequenos grupos familiares vivendo emtendas, no inverno vivem em grupos maiores e mais concentrados em habitações comuns, várias famílias ocupando o mesmo cômodo, de sorte que quando as pessoas se encontram numa fase de relações sociais...
tracking img