Teorias psicologicas do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos

Os autores discorrem sobre as influências pré-natais que ocorrem no desenvolvimento fetal. Analisando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I. A ingestão de drogas na gravidez pode provocar no bebê deformações físicas e mentais diversas, variando em gravidade conforme o tempo de uso, o momento da gravidez e a quantidade ingerida pela mãe.
II.Uma dieta pobre da mãe durante a gravidez predispõe o bebê a maiores complicações no parto e maior vulnerabilidade a certas doenças, bem como atraso no desenvolvimento físico e mental.
III. Os efeitos das radiações na gravidez não provocam deformações cerebrais e anomalias de todos os tipos.

Assinale a alternativa correta:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
As afirmativas I e II estãocorretas.

Resposta Correta: d.
As afirmativas I e II estão corretas.

Feedback da resposta:
As afirmativas I e II estão corretas porque ambas abordam os efeitos dos fatores teratogênicos (externos) durante a gestação, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Os efeitos das radiações na gravidez podem provocar deformações cerebrais e anomalias de todos os tipos no bebê.
Pergunta 2
0 em 0,3pontos

São feitas duas afirmações a seguir. Analise e responda:
I. Resultados de pesquisas, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido.
PORQUE:
II. Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e interação social, o que evidencia na imitação de expressões faciais.Pode-se afirmar que (assinale a alternativa correta):
Resposta
Resposta Selecionada: b.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Resposta Correta: a.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 3
0 em 0,3 pontos

Leia atentamente o texto a seguir e responda:
“Elisa estava no segundo mês de gravidez em seuprimeiro exame pré-natal. Enquanto aguardava a consulta, começou a fazer uma lista de perguntas que queria fazer ao seu obstetra. ‘Quando meu marido e eu chegamos em casa do trabalho, tomamos um copo de vinho para ajudar a relaxar. Tudo bem beber assim, moderadamente? Tenho 38 anos. Sei que as mulheres mais velhas têm mais probabilidade de dar à luz a bebês mentalmente retardados. Há alguma forma desaber se meu bebê será mentalmente retardado? Sou atleta e faço ginástica diariamente. Devo parar? Minhas atividades podem atrapalhar o desenvolvimento de meu bebê? É verdade que o cigarro pode fazer com que meu filho nasça muito abaixo do peso?’ ”

As preocupações de Elisa têm fundamento porque desde a concepção os fatores ambientais (nutrição, idade da mãe, fatores teratogênicos, atividadesfísicas, uso do cigarro) influenciam o curso do desenvolvimento pré-natal.
Assinale a alternativa correta:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
A afirmativa está errada e a razão, correta.

Resposta Correta: b.
A afirmativa e a justificativa estão corretas.

Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos

Um minuto após o nascimento e novamente cinco minutos após o parto, os bebês são avaliados usando-se aescala de ___________ . Ele é um exame rápido, barato e fácil e está dividido em cinco subtestes: ritmo cardíaco, ritmo respiratório, tônus muscular, reação à estimulação dos pés e cor, com uma nota total de zero a 10,0.
Complete corretamente a sentença anterior (assinale a alternativa correta):
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Apgar.

Resposta Correta: d.
Apgar.

Feedback daresposta:
Virginia Apgar foi a primeira médica a criar um método padronizado de avaliação do recém-nascido, baseado em cinco critérios (nota 0 a 10).
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos

Lucas tem 4 anos e brinca com seus amiguinhos no quintal de sua casa. Durante a brincadeira, ele encontra uma vassoura e diz: “Meu cavalo está correndo e eu vou para São Paulo com ele”. Alex, seu amigo, encontra um...
tracking img