Teorias psicológicas da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DOCENTE: LUCIANA TAVARES
DISCIPLINA: PSICOLOGIA II

Análise do Método Pedagógico

Equipe: Amanda Calixto
Eliabe Monteiro
José HenriqueTaciana Cosme
Emanuel Romero

RECIFE / 20110
INTRODUÇÃO

Teorias psicológicas da educação

Comportamentalista ou Behaviorismo: Admite que aprendizagem é a habituação, isto é, a diminuição da tendência para responder aos estímulos que, após uma exposição repetida, se tornaram familiar. O"condicionamento" é um processo universal de aprendizagem:
a- Condicionamento clássico: engloba o reflexo natural de resposta a um estímulo. O organismo aprende a associar dois estímulos:
b- Condicionamento instrumental (operante): envolve o reforço da resposta ao estímulo. Trata-se de um simples sistema de retroação.
Não é levado em conta algumas capacidades intelectuais das espécies superiores.Nãoexplica alguns tipos de aprendizagem, como por exemplo, o reconhecimento de padrões de fala diferentes detectados em bebês que não tinham sido antes reforçados para tal.

Construtivismo:
A aprendizagem ocorre através de uma participação ativa e reflexiva. O professor deve oferecer aos alunos oportunidade de participação ativa através do pensamento crítico. A aprendizagem acontece na ordem: ação=> pensamento => conhecimento. Construção da concepção do mundo a partir das próprias experiências.
Princípios do Construtivismo
A Aprendizagem é uma constante procura do significado das coisas. A Aprendizagem deve, pois começar pelos acontecimentos em que os alunos estão envolvidos e cujo significado procura construir...
A construção do significado requer não só a compreensão da "globalidade"como das "partes" que a constituem. As "partes" devem ser compreendidas como integradas no "contexto" das "globalidades". O processo de aprendizagem deve portanto centrar-se nos "conceitos primários" e não nos "fatos isolados".
Para se poder ensinar bem é necessário conhecer os modelos mentais que os alunos utilizam na compreensão do mundo que os rodeia e os pressupostos que suportam essesmodelos.
Aprender é construir o seu próprio significado e não o encontrar as "respostas certas" dadas por alguém.

Sócio-Interacionista:

Preocupa-se com o papel do ambiente, das pessoas e da cultura na aprendizagem. Complementa a teoria construtivista de Piaget. A aprendizagem é um processo construído pela interação entre os seres, e do sujeito com o meio, é uma experiência social mediada pelautilização de símbolos e instrumentos. O professor tem papel de motivador, deixando que os alunos cheguem as próprias conclusões de sua autonomia social, que exprima seus pontos de vista, transferindo ao aluno a responsabilidade de exercer papel ativo na construção de seu crescimento.
Para isso, o professor deve levar em conta a ZDP Zona de Desenvolvimento Proximal, que é o estágio dedesenvolvimento do indivíduo até seu nível potencial de desenvolvimento.

OBJETIVO

Procurar relacionar as teorias estudadas na disciplina de psicologia, com as práticas pedagógicas do professor. Práticas essas observadas em aula e comparadas com entrevista realizada com o professor.

Visitamos uma escola localizada na cidade do Recife, entre os bairros da Boa Vista e Santo Amaro. A instituição deensino possuía ótima estrutura física visto que contava com auditórios, biblioteca com cerca de 4.000 exemplares, laboratórios de informática, biologia e química, física e matemática, área de lazer e quadra poli-esportiva. Possuía também bom aspecto, pois estava extremamente limpa, bem iluminada e arejada.
Quanto às salas de aula a escola possuía um total de 17 ambientes aptos pra o ensino,
Todos...
tracking img