Teorias psicodinâmicas 3 semestre ( apresentação de seminário tema: fantasia)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fantasia_________________________

“O mito de Eros e Psique, um entendimento da psique feminina sobre o aspecto da fantasia.”
Os papéis desempenhados pelos mitos são: grandes insights psicológicos, compartilhados pela cultura de uma sociedade e relatam bem os desejos e desafios que essa mesma sociedade enfrenta. Um mito pode ser uma fantasia ou ainda produto de imaginação; não obstante, éverdadeiro e real. Descreve níveis de realidade que incluem o mundo racional exterior, assim como o pouco e compreensível mundo interior.
Essa fantasia, e essa grande criatividade imaginativa ocorre pela resistência ser influente e não permitir que a consciência tome posse daquilo que esta oculto. Uma das alternativas para se enganar a resistência e passar a descarga de energia é por meio dafantasia, e nos mitos isso fica muito claro. Não simplesmente pela descrição de um mito mais sim pela identificação com ele. A identificação é a essência desse elo em que o indivíduo se sente representado no mito diante de seu herói. Ele vê o herói no mito e ao mesmo tempo se sente na história.
Uma dessas representações fica muito evidente, por exemplo, no mito de Eros e psique, em uma tentativa demelhor entender a psique feminina.
Descrição do mito:
Uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de frequentar seus templos para adorar uma simples mortal.
A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente.Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas.

Mito e tradução simbólica:
A comparação do nascimento de Alfodite e Psique.
Psique simboliza a personificação da alma, o mundo interior, nasceu na terra de uma gota de orvalho.
Já Aflodite nasceu no oceano, no mais intenso dos turbilhõesoceânicos e seu esplendor.
Aí está a origem divina do princípio feminino em sua forma arquetípica, um grande contraste com o nascimento de Psiquê, insight psicológico, para quem consiga ouvir sua mensagem arcaica e perene.
A diferença entre esses dois nascimentos, se entendida de forma justa, revela a diversidade de natureza desses dois princípios femininos. Afrodite é a que nasceu do mar: oceânica,em todo o seu poder feminino. Ela é desde o início do tem¬po, faz parte de um estado de evolução pré-consciente; sente-se à vontade no fundo do mar e lá mesmo mantém sua corte.
Em termos psicológicos, ela reina no inconsciente, simbolizado pelas águas do mar. Por isso raramente é acessível em termos conscientes, comuns. Também é difícil atingir a natureza de Afrodite, enquanto feminilidadeprimitiva, ou com ela conviver. Pode-se admirá-Ia, adorá-Ia, ou ser esmagado por sua feminilidade arquetípica, pois é muito difícil relacionar-se com ela. E esta será a tarefa de Psiquê, dada a vantagem que leva por ser humana: integrar e suavizar essa feminilidade oceânica arquetípica. Talvez por isso seja tão difícil entender as mulheres, eis aí o propósito de nosso mito. Toda mulher tem dentro de siuma Afrodite, reconhecida pela sua irresistível feminilidade, pela sua intensa, impessoal, inatingível majestade. Ciumenta, não tolera nenhum tipo de competição.
Psique tenta encontrar um marido durante sua vida, mais tudo em vão, todos preferem adorá-la ao entendê-la, isso da a ela muita angustia. Aflodite aproveita o momento e manda seu filho Eros “o cupido”, para fazê-la se apaixonar pelopior monstro existente, mais Eros acaba se apaixonando por psique, e foge com ela. Isso no mito representa muito a fantasia da “psique feminina”... A de ser salva pelo amor, de ser salva perante um momento de perigo pelo amado. Por um Herói que rouba seu coração e isso marca o inconsciente feminino com bastante intensidade e evoca sentimentos no decorrer da historia, nesse imaginário que faz...
tracking img