Teorias psiclogicas

4097 palavras 17 páginas
Teorias contemporâneas na explicação da psicologia semelhança e as diferenças.
A Psicologia do Desenvolvimento expressa nos dias atuais uma complexa rede de significações a respeito das mudanças pelas quais passam os indivíduos humanos, da concepção à morte. Ao abranger nesta conceituação a extensão da vida que se completa na morte, estamos incluindo a abordagem do desenvolvimento do ciclo vital, que também vem sendo designado entre nós como desenvolvimento durante-toda-a-vida (1).
Em suas origens, a Psicologia do Desenvolvimento esteve mais limitada ao desenvolvimento da criança, no sentido de descrever e explicar o indivíduo humano do nascimento até a adolescência. Recebeu também a designação de Psicologia Genética quando esteve mais voltada para o aspecto evolutivo dos comportamentos, ou seja, para sua gênese. Esta designação é hoje pouco utilizada, pois pode ser confundida com o estudo dos genes, a Genética.
Na atualidade a Psicologia do Desenvolvimento abrange, como mencionamos, o estudo das mudanças psicológicas ao longo da vida, considerando desde as manifestações de comportamento que precedem o nascimento até o acontecimento da morte integrado ao horizonte temporal da vida humana.

Nos últimos anos vem se acentuando a tendência a integrar o estudo do desenvolvimento de crianças portadoras de deficiências. A compreensão do desenvolvimento dessas crianças, com os limites que lhes são impostos pelas circunstâncias, deverá enriquecer os modelos explicativos do desenvolvimento humano (2).
Ao longo do ciclo da vida as mudanças se expressam como crescimento, transformações radicais, aperfeiçoamento, declínio. Seu estudo inclui a análise de diferentes fatores, como os códigos genéticos que constituem o fundamento último do desenvolvimento humano, as influências da família, da escola, dos pares e as incontáveis experiências culturalmente situadas que o indivíduo vive num mundo que se mostra cada vez mais polifônico e volátil.
O estudo da Psicologia do

Relacionados

  • nerociencia
    971 palavras | 4 páginas
  • dinamica de grupo
    862 palavras | 4 páginas
  • Currículo e desenvolvimento
    2549 palavras | 11 páginas
  • Diversidades e preconceitos: O império das cores
    2240 palavras | 9 páginas