Teorias políticas

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Publica

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem de
Disciplina: TEORIA POLITICA
Prof. Ma. Márcia Aparecida Jacometo



Nomes dos Acadêmicos e RA:


Nome






Taguatinga / DF
2012
Nomes dos Acadêmicos

Nome:Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: TEORIA POLITICA
Prof. Ma. Márcia Aparecida Jacometo



Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Publica da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Tecnologias de Gestão para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.Taguatinga / DF
2012


INTRODUÇÃO
Este trabalho é um resumo sobre a definição do G8 e seus principais conceitos, seus países membros, a crise do G8 e a intervenção do grupo no cenário mundial.
Mas, para isso, precisamos entender a definição de Estado, formas e sistemas de governo e suas características.
A palavra “Estado” vem do grego pólis (cidade-estado) e significa política, que é aciência de governar a cidade. Os romanos chamam de status, que significa situação ou condição, para o francês, Estado será État, Staat para o alemão, Stato para o italiano, Stare do latim e Estado para o espanhol e para o português. Para CICCO &GONZAGA, 2001 p. 46:
O termo Estado advém do substantivo latino status, relaciona-se com o verbo stare, que significa estar firme. Uma denotaçãopossível, portanto, é que Estado está etimologicamente relacionado à ideia de estabilidade. [...] Uma definição abrangente de Estado seria “uma instituição organizada políticas, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e extremamente, sendo responsável pela organização epelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção”.
Estado é um conceito político que designa uma forma de organização social soberana e coercitiva. Desta forma, o Estado é o conjunto das instituições que possuem a autoridade e a potestade para regular o funcionamento da sociedade dentro de um determinado território. Segundo o pensador alemão Max Weber:
Estado é"uma instituição política que, dirigida por um governo soberano, detém o monopólio da força física, em determinado território, subordinando a sociedade que nele vive". Neste sentido, podemos conceber que um Estado só existe a partir do momento em que o quadro administrativo de uma nação, em um movimento de organização e de soberania sobre determinado território, passa a deter o monopólio dos meios deviolência. Falando mais especificamente, o Estado, enquanto instituição social, além de possuir o monopólio da força, deve garantir a manutenção das leis, da ordem e da estabilidade nacional. É ele o responsável por promover o bem-estar da nação e o responsável por resolver seus conflitos internos e externos.
O regime representativo é colocado em prática nos Estados modernos sob modalidadesdiferentes, cada uma constituindo uma variante da democracia e tendo na linguagem corrente a denominação de formas de governo. As principais formas de governo são Monarquia e República, dois tipos comuns em que se apresenta o governo nos Estados modernos.
A monarquia pode ser absoluta ou constitucional, dependendo se o monarca se submeteria ou não a leis pré-estabelecidas. Poderá ainda existir amonarquia parlamentarista, na qual a função de governar não é mais do monarca, que se mantém apenas como chefe do Estado, e não governo, pois essa função é repassada para um parlamento formado por vários ministros.
As características mais marcantes de uma monarquia são a vitaliciedade, que pode ser entendida como a ausência de um prazo certo e determinado para que o monarca se mantenha no poder....
tracking img