Teorias motivacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar a definição, os conceitos e os ciclos sobre motivação. E como esse estímulo vira ação. Apresentaremos também as teorias motivacionais dos maiores pensadores sobre o assunto. A Teoria das Necessidades de Maslow demonstrada por uma pirâmide. A teoria dos dois fatores de Herzberg. A teoria X e Y de McGregor. A teoria da expectativa de Vroom. Teoriada Expectação de Lawller e a teoria das necessidades socialmente adquiridas de Mcclelland. As características de cada uma e como elas se complementam.




















2 CONCEITOS MOTIVACIONAIS

2.1 O que é motivação?

O impulso que as pessoas fazem para atingir seus objetivos é chamado de motivação. Ela faz com que cada indivíduo dê o melhor de si, éresponsável pela direção e persistência para conquistar o que almejam. Segundo o dicionário da língua portuguesa, é o conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva que determinam um certo tipo de conduta a alguém. A palavra é originada do latim “movere” que significa mover.
A motivação pode ocorrer de várias maneiras, através de uma forçaInterior, onde cada indivíduo tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, isso se chama Auto Motivação, ou Motivação intrínseca.
Existe também a motivação gerada pelo seu local de trabalho, casa enfim seu ambiente que é chamada de Motivação Extrínseca.

3 TIPOS DE MOTIVAÇÃO

A Motivação é baseada em emoções o que nos leva sempre a buscar experiências positivas e assim evitar as negativas. Porisso temos vários Tipos de Motivação, sendo eles.

3.1 Motivação Instrumental

São aquelas características psicológicas que agem por interesses pessoais ou profissionais com objetivo de melhorar a posição social;

3.2 Motivação Integrada

São aquelas características psicológicas que tem ligação entre o objetivo e o interesse de quem o executa.

3.3 Necessidades Orgânicas

É o tipo demotivação mais fácil de ser analisada, é aquela baseada nas necessidades fisiológicas, tais como: fome, sede e nunca querer passar por dor e sofrimento;

3.4 Coerção

É a motivação mais óbvia, onde evitar consequências negativas ou dor tem um efeito imediato. Essa motivação (Coerção) quando acontece é considerada escravidão.

4 CICLOS MOTIVACIONAIS

O ciclo da motivação surge de umanecessidade. É uma força persistente que provoca um comportamento. Quando surge essa necessidade, se rompe o estado de equilíbrio da pessoa, e causa um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio. Esta situação gera no individuo um comportamento ou ação, que é capaz de eliminar a tensão ou livrar do desconforto e do desequilíbrio.

5 TEORIAS MOTIVACIONAIS

5.1 Teoria de Maslow- AHierarquia de Necessidades

Abraham H. Maslow é o criador de uma das teoria motivacionais mais conhecidas. A Hierarquia de necessidades.Com base em uma escala de necessidades conhecida como a pirâmide de Maslow. Ele defendia que todas as necessidades e toda motivação poderia ser organizada em uma hierarquia de cinco níveis. A teoria dizia que as necessidades de nível mais baixo tinha que sersatisfeita para seguir para a próxima escala.As necessidades eram organizadas em uma pirâmide com a seguinte sequencia de baixo para cima.

* Necessidades fisiológicas (Básicas) como respiração, sono, fome.
* Necessidade de segurança ( Defesa, proteção)
* Necessidades sociais (Realização, amor)
* Necessidade de estima ( Auto- estima, reconhecimento, status)
* Necessidade derealização pessoal (Desenvolvimento pessoal conquista)
Somente quando se saciasse a fome por exemplo é que poderia dar continuidade ao próximo nível. Segundo Maslow, apenas 10% da sociedade atinge a ultima escala ( realização pessoal)
Maslow criou essa teoria com a intenção de ter uma visão humanística da motivação humana, a intenção era identificar as necessidades com o propósito de motivar o...
tracking img