Teorias monetarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bancos comerciais em moçambique
O Banco de Moçambique (abreviadamente BM) é o banco central da República de Moçambique. De acordo com a Lei nº 1/92 de 3 de Janeiro (Lei Orgânica do BM) desempenha asfunções de (a) banco do estado, (b) conselheiro do governo no dominio financeiro, (c) orientador e controlador das políticas monetária e cambial, (d) gestor das disponibilidades externas do País, (e)intermediário nas relações monetérias internacionais e, (f) supervisor das instituições financeiras que operam no território nacional.
Foi fundado em 17 Maio de 1975, na sequência dos Acordos deLusaka assinados entre o Governo Português (representando a potência colonial) e a Frente de Libertação de Moçambique em 7 de Setembro de 1974. O património do BNU (Banco Nacional Ultramarino) emMoçambique reverteu integralmente para o BM. Inicialmente além de banco central possuía funções comerciais, as quais cessaram em 1992 com a criação do então BCM (Banco Comercial de Moçambique). A história e aevolução do Banco está indelevelmente ligada à evolução do país e das suas políticas económicas e sociais, particularmente na 1ª década após a Independência. Uma das grandes tarefas do BM foi asubstituição, em 16 de Junho de 1980, da moeda colonial (o escudo) pelo metical, uma operação extremamente sigilosa que foi levada a cabo com grande sucesso e em curto espaço de tempo.
O Banco deMoçambique em Maputo, e delegações em algumas capitais provinciais.
Falando do BIM
O Millennium bim nasceu, de um acordo para uma parceria estratégica entre o Banco Comercial Português, actualmenteMillennium bcp, e o Estado Moçambicano, em 1995.

Na sequência de alterações que ocorreram, em 2000, ao nível da estrutura accionista do Banco Comercial de Moçambique (BCM), o principal accionista doMillennium bim, o Banco Comercial Português (BCP), viria a tornar-se, de igual forma, no accionista de referência do BCM. Esta evolução, que implicou que o BCP (hoje designado por Millennium bcp), se...
tracking img