Teorias humanistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Max Weber
“Uma educação humanista apurada”

“Max weber nasceu e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobre tudo em seu país a Alemanha. Seu pai era um conhecido advogado e desde cedo orientou - o no sentido das humanidades. Weber recebeu excelente educação secundaria em línguas,história e literatura clássica.
Concluído o curso, trabalhou na Universidade de Berlin, na qualidade de livre-docente, ao mesmo tempo em que servia como assessor do governo. Tornou-se professor na Universidade de Freiburg, da qual se transferiu para de Heidelberg, em 1896. Dois anos depois, sofreu sérias perturbações nervosas que o levaram a deixar os trabalhos docentes, só voltando à atividade em1903. “A partir desta época, Weber somente deu aulas particulares, salvo em algumas ocasiões, em que proferiu conferências nas universidades de Viena e Munique, nos anos que procederam a sua morte, em 1920”.

Compreensão e explicação

“Dentro das coordenadas metodológicas que se opunham à assimilação das ciências sociais aos quadros teóricos das ciências naturais, Weber concebe o objeto dasociologia como, fundamentalmente, “a capacitação da relação de sentido” da ação humana. Em outras palavras, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configurem. Por ação, Weber entende “aquela cujo sentido pensado pelo sujeito jeito ou sujeitos jeitos é referido ao comportamento dos outros; orientando-se por ele seu comportamento”.
O que não é possívelpropriamente explicá-lo como resultado de um relacionamento de causas e efeitos (procedimentos das ciências naturais). O método compreensivo, definido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duaspessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca ou pagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas”.

O sistema de tipos ideais

“Na primeira parte de Economia e Sociedade, Max Weber expõe seu sistema de tipos ideais, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia, patrimonialismo,sultanismo. Todos esses tipos ideais são apresentados pelo autor como conceitos definidos conforme critérios pessoais.
Sua abordagem em termos de tipos ideais coloca-se em oposição, por um lado, à explicação estrutural dos fenômenos, e, por outro, à perspectiva que vê os fenômenos como entidades quantitativas diferentes. O tipo ideal se da de dois modos:
Tudo aquilo que se afirma de uma açãoconcreta, seus graus de adequação de sentido, sua explicação compreensiva e causal, seriam hipóteses suscetíveis de verificação. “Para Weber, a interpretação causal correta de uma ação concreta significa que “o desenvolvimento externo e o motivo da ação foram conhecidos de modo certo e, ao mesmo tempo, compreendidos com sentido em sua relação”. Por outro lado, uma ação típica significa que oacontecimento considerado típico se oferece com adequação causal de sentido e pode ser comprovado como causalmente adequado, pelo menos em algum grau”. O tipo ideal se da de dois modos:
1º Um processo de contrastação conceitual que permite aprender os fatos segundo sua maior ou menor aproximação ao tipo ideal.
2º Consiste na formulação de hipóteses explicativas. Por exemplo: para a explicação de umpânico na bolsa de valores, seria possível, em primeiro lugar, supor como se desenvolveria o fenômeno na ausência de quaisquer sentimentos irracionais.
Para Weber, uma ação é racional quando cumpre duas condições:
1° Uma ação é racional na medida em que é orientada pra um objetivo claramente formulado, ou para um conjunto de valores;
2° Uma ação é racional quando os meios escolhidos para se...
tracking img