teorias geral da admintraçãp

1020 palavras 5 páginas
Portiifolio 1 – Teorias da Administração
INTRODUÇÃO
Veremos como foi a evolução do da Teoria da Administração.Vamos esclarecer como cada um dos clássicos da sociologia explica a novarealidade de um mundo em que há novas forças sociais e novas classes.O homem evoluiu durante anos e por isso passou a ser visto de outra maneira.Passou a agir sobre as coisas do mundo e adquirir características especificas.E em todos os tempos existiram algumas tentativas de explicar o que leva ohomem a mudar, quais características foram determinantes para essasmudanças.
Abordagem clássica da Administração http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/os-fundamentos-da-administracao-a-abordagem-classica/46101/
Na segunda metade do século XIX, os métodos de comercialização e de industrialização começam a ficar mais sofisticados, forçando as organizações a refletirem e a focarem nos seus métodos e processos de trabalho.
Nesse primeiro momento, a reflexão era aumentar a produção por meio da racionalização do trabalho (Taylor) e aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas (Fayol).
Segundo Beynon (1995) o século XX foi o século da produção em massa. Sloan (1965) acrescenta que no final da primeira década do século XX, ocorreram dois grandes acontecimentos no progresso da indústria automobilística: a constituição da General Motors por Willian C. Durant (1861-1947) e o anuncio do modelo T por Henry Ford (1863-1947).
Um grande seguidor das ideias de Taylor (1856-1917) foi Henry Ford (1863-1947). Aplicando os princípios de intensificação, economicidade e produtividade Ford conseguiu triunfar, segundo Beynon (1995), graças à linha de montagem movida a volante magnético. Era tudo muito científico. Mas o desejo de continuar naquele tipo de emprego não era bem visto por algumas classes de trabalhadores. As taxas de rotatividade da mão-de-obra eram altíssimas.
Não se adquiriam direitos por tempo

Relacionados