Teorias do envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de envelhecimento é um processo natural, gradativo e continuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida. É caracterizado por alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo no organismo. Sendo variável entre os indivíduos da mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes. (MOTA, FIGUEIREDO, DUARTE, 2004).
O processo de envelhecimento éintrínseco à natureza e se origina internamente como também é extrínseco podendo ser afetado por fatores externos como hábitos de vida. Tendo em vista que esse processo ainda é bastante desconhecido, os pesquisadores estão cada vez mais tentando explicar a razão pela qual as pessoas envelhecem, criando inúmeras hipóteses e teorias.
As teorias estão divididas em Teorias Biológicas do Envelhecimento eTeorias Psicossociais do envelhecimento. As Biológicas subdividem em genéticas (telomérica, imunológica, neuroendócrina) e estocásticas (dano oxidativo e radicais livres, erro catastrófico, mutações somáticas e uso e desgaste). E as Psicossociais são desengajamento, atividade, continuidade.
Segundo Farinatti (2002) as Teorias Biológicas do Envelhecimento examinam o assunto sob a ótica dadegeneração da função e estrutura dos sistemas orgânicos e células. As genéticas entendem o envelhecimento no contexto controlado geneticamente, enquanto as estocásticas trabalham com a hipótese de que o processo dependeria, principalmente, do acúmulo de agressões ambientais.
As teorias genéticas explica o envelhecimento unicamente através de fatores genéticos, onde a velocidade com que as pessoasenvelhecem é predeterminada por seus genes, ou seja, os genes determinam quanto tempo as células viverão. Os defensores dessa teoria segundo Cancela (2007) acreditam que as células do nosso organismo estão geneticamente programadas para morrer após certo número de divisões celulares (mitose).
Umas das teorias genéticas é a Teoria Telomérica do Envelhecimento, onde a existência de um tempo de vida finitonas células eucariotas normais, e a capacidade das células cancerosas em superá-lo, pode depender dos telómeros. Os telómeros são sequências de nucleotídeos que protegem as extremidades dos cromossomos da sua degeneração e da fusão com outros cromossomos, prevenindo a instabilidade genómica. (MOTA, FIGUEIREDO, DUARTE, 2004; TEIXEIRA, 2006).

O tamanho dos telómeros é mantido por uma enzimachamada telomerase. Essa enzima é caracterizada como transcriptase reversa composta por subunidade de uma proteína. Quando à diminuição da ação da telomerase, os cromossomos se encurtam na região dos telômeros, com esse encurtamento desencadeia o processo de envelhecimento. (ANTONIALLI JUNIOR, 2002).
Essa teoria é ainda posta em causa quando se tenta explicar as diferenças de longevidade entre asespécies animais com base no comprimento destas estruturas. Pois, seria de esperar que o maior comprimento dos telómeros das células mitóticas estivesse associado a uma maior longevidade da linha celular, o que não acontece. Sendo assim, é possível que o progressivo encurtamento dos telómeros constitua apenas um dos fenótipos do envelhecimento biológico, mas não seja a causa do processo. (MOTA,FIGUEIREDO, DUARTE, 2004; TEIXEIRA, 2006).
Segundo a Teoria Imunológica do Envelhecimento, aborda as alterações nas respostas imunológicas associadas à idade. O declínio dos bio-marcadores de imunidade marca a destruição ativa, ficando o organismo de tal ordem sujeito ao seu próprio sistema imunitário que chega a reagir contra si mesmo, como se o próprio fosse estranho. (AGOSTINHO, 2004). Ascélulas T(protegem o organismo contra doenças) originam-se no timo e dão origem à 80% dos linfócitos em circulação no sangue. Com o envelhecimento do timo, órgão responsável pela maturação dos linfócitos T, a produção de células T diminui e o corpo terá mais dificuldade para lutar contra as doenças. A diminuição da capacidade de defesa do organismo poderá ser uma consequência do fenômeno de...
tracking img