Teorias do Discurso_Atividade Estrtuturada

832 palavras 4 páginas
DÉBORA DIONES FERREIRA DE ARAÚJO
MATRÍCULA:

ATIVIDADE ESTRUTURADA 1

Resumo do Texto: Semântica Formal, Ana Muller e Evani Viotti.

Disciplina: Teorias do Discurso
Professora: Arlene Vidal

UNESA – Campus João Uchôa
2013.5
Resumo
1. O que estuda a Semântica Formal?
A Semântica se desborda em inúmeras áreas, como: semântica textual, semântica cognitiva, semântica, semântica argumentativa, semântica discursiva e etc. e todas estudam o significado, cada uma de um ponto de vista e ângulos diversos. Pode-se investigar a relação entre expressões linguísticas, ideologia e cultura e qualquer teoria que ignore os diferentes aspectos envolvidos no estudo do significado encontrará limites em seu alcance.
Considera como uma propriedade central das línguas humanas o ser sobre algo. E o fato de que as línguas naturais são utilizadas para falar sobre objetos, indivíduos, fatos, eventos, propriedades, descritos como externos à própria língua. Uma de suas propriedades fundamentais da Semântica Formal é a referencialidade entre o indivíduo e o mundo, o real e o ficcional.
Afirma que o significado de uma sentença é o tipo de situação que ela descreve e que a descrição destas situações possíveis é equivalente às condições de verdade da sentença. Ela só passa a dar uma contribuição relevante para o estudo do significado quando se propõe a investigar como chegamos ao significado de uma sentença a partir do significado de suas partes.
As línguas naturais nos permitem produzir e compreender constantemente significados novos, ou seja, a língua é mutável, sofre inferências culturais, etárias, regionais, do meio, quadro político econômico.
Quando se compõe, um sujeito e um predicado, no predicado se diz algo sobre o sujeito e este é o ser sobre o qual se faz uma declaração.
Ex.: São Paulo é poluída./ São Paulo é poluída e São Paulo é perigosa.
O significado de uma sentença não é determinado apenas pelo significado de suas palavras,

Relacionados