Teorias de watson - discussão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carta a um dos fundadores da Psicologia - Watson

Caro Senhor John Broadus Watson

Venho por meio desta, falar a respeito de seus trabalhos sobre o Behaviorismo, já que o senhor é consideradofundador do mesmo e pai da psicologia cientifica.
Bom, de acordo com os seus estudos, o principal objetivo do enfoque behaviorista é explicar o relacionamento entre estímulos, respostas e consequências(boas, más ou neutras), ou seja, a aprendizagem é um condicionamento clássico e que depende do meio externo. O comportamento é determinado por um conjunto complexo de estímulos que se designa porsituação. Para o comportamentalismo, a resposta é tudo o que o animal ou ser humano faz. O comportamento (conjunto de respostas objetivamente observáveis) é determinado por um conjunto complexo deestímulos (situação) provenientes do meio físico ou social em que o organismo está inserido. O senhor fez diversos experimentos para provar esses estudos e afirmações, e foi eficaz em suas demonstrações,comprovando a verdade de sua teoria. Devido a isso, a meu ver, a veracidade de seus estudos foi, é, e ainda continuará sendo de fundamental importância para o ramo da Psicologia, não apenascomportamental, mas também voltada a todas as áreas, já que acredito que todas elas, de alguma forma, estão interligadas.
No entanto, existem dois pontos de seus estudos, dos quais eu não concordo. O primeiro é ofato de que mesmo o senhor não negando que entre o estímulo e a resposta se passe algo no interior do sujeito, o senhor considerava, contudo, que tal não é objeto da psicologia. Dentro dos estudos daPsicologia Comportamental, isso que ocorre no interior pode até não tão relevante quanto em outras áreas, no entanto, no meu ponto de vista, tudo aquilo que se passa internamente ao sujeito étotalmente relevante em todos os aspectos, pois conduz os seus comportamentos, controlados ou não, eles provém do interior.
O outro ponto do qual não concordo, é o seguinte: embora o senhor não negue a...
tracking img