Teorias de piaget e kohlberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Na adolescência, começamos a abandonar as características e idéias infantis, mas ainda sim não assumimos as obrigações e responsabilidades da vida adulta. Assim, vivemos o dilema entre aceitar as regras dadas ou decidir por nós mesmos (na filosofia, essas idéias são conhecidas como heteronomia[1] e autonomia[2]).
Sendo assim, os teóricos Jean Piaget (psicólogo suíço (e tambémfilósofo) – 1896/1980 – responsável pela teoria conhecida como psicologia genética) e Lawrence Kohlberg (psicólogo estadunidense – 1927/1987 – responsável pela teoria do desenvolvimento moral) elaboraram teorias para explicar o desenvolvimento da moralidade.
Assim, veremos que ambas as teorias nos ajudam a entender que o próprio sujeito indaga sobre suas escolhas de vida, que tipo de pessoagostaria de ser e que a educação e o desenvolvimento moral exigem a intermediação de agentes culturais, como pais, professores, e outros exemplos.











Desenvolvimento


A teoria de Piaget

Em sua teoria, Piaget afirma que o saber e o desenvolvimento individual são construídos pela criança, avançando enquanto a mesma cresce, e que não pode ser imposto de fora.
Assim, sãoquatro os estágios do desenvolvimento mental[3], sendo eles:

a) Estágio sensório-motor (de zero a dois anos)

Neste estágio, observamos que o bebê conhece o mundo pelos movimentos e por suas sensações. Assim, não podemos afirmar que a criança pensa, mas podemos ver que sua inteligência cresce à medida que ela aprende a se coordenar.
Assim, no ponto de vista afetivo, o bebê ainda não conseguese diferenciar como uma pessoa, um sujeito individual. Já no ponto de vista moral, observamos que a vida do bebê é pré-moral, ou seja, ele não possui normas ou leis que regem a sua vida.

b) Estágio intuitivo ou simbólico (dos dois aos sete anos)

Neste momento, a criança já começa a falar, e sua inteligência é intuitiva, isso porque todas as suas lembranças ainda são motoras.
Assim, doponto de vista moral, a criança ainda não está pronta para regras, tendo em vista que ela pensa, sente e age sem se colocar no lugar do outro, apenas a partir de si mesma. Já no ponto de vista afetivo, a criança percebe o mundo girando em torno dela, o que a faz ser egoísta; nas conversas, ela ainda não interage, tendo dificuldade em ouvir e responder o outro.

Porém, após os três ou quatroanos, a criança começa a aceitar normas, e sabe que se desacatar a alguma, poderá sofrer punição. Piaget denominava essa fase como sendo heteronômica, e afirmava que ela poderia persistir em adultos, que obedeciam aos costumes da sociedade em que viviam por medo da reprovação/punição.

c) Estágio das operações concretas (de sete aos doze anos)


Neste terceiro estágio, mais longo, a criançabaseia sua inteligência em objetos, não mais em intuições. Porém, ela depende ainda das percepções intuitivas, da experiência vivida.
Do ponto de vista afetivo, há progresso na interação, e ela é capaz de distinguir e expressar o companheirismo e a antipatia, e se dividir em grupos impostos por um líder. Já no âmbito moral, afirma-se agora a heteronomia, com regras impostas pela família e asociedade.

d) Estágio das operações formais (a partir da adolescência)

O último estágio, segundo Piaget, é a adolescência, onde as características da vida adulta amadurecem no individuo.
Do ponto de vista afetivo, o egocentrismo dos outros estágios é superado quando o próprio aprende a cooperação e a reciprocidade, e seu grupo agora é formado por meio do consenso, não necessitando mais deum líder.
No âmbito moral, agora há a capacidade de refletir, e também o exercício de respeito mútuo, sem necessidade de um nível hierárquico para seguimento de regras. Essa autonomia conquistada na forma de pensar, porém, sofre influência externa, mas o indivíduo é capaz de refletir sobre as normas, com ajuda de sua própria consciência moral.





Nesta etapa, o indivíduo descobre...
tracking img