Teorias de jerome bruner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jerome Bruner

Biografia

No ano de 1915 nasceu Jerome Seymour Bruner, após ter concluído em 1937 a licenciatura na Duke University, doutorou-se em Psicologia no ano de 1941.
Durante muitos anos foi professor na Harvard University.
Devido à Segunda Guerra Mundial, o psicólogo desenvolveu a tese de doutoramento sobre as técnicas de propaganda nazi, demonstrando assim o seu interesse pelapsicologia social. Após sair do exército em 1945, desenvolveu uma teoria sobre a percepção que contribui para a constituição da escola americana de psicologia cognitiva. Foi um dos fundadores do Centro de Estudos Cognitivos da Harvard University, onde recebeu o apelido de Pai da Psicologia Cognitiva pela forma de como desafiou o Behaviorismo.
Apesar de Bruner ser um psicólogo por formação ededicando grande parte da sua obra a psicologia, ganhou grande notoridade no mundo da educação ocorrido na década de 60.

Teorias

O psicólogo apelida sua teoria de instrumentalismo evolucionista, que para Bruner o homem depende das técnicas para realização da sua própria humanidade. Apesar à semelhança de Jean Piaget, coloque a maturação e a interação do sujeito com o ambiente no centro doprocesso de desenvolvimento e de formação da pessoa. Bruner acentua o caráter contextual, onde a abertura do contexto e do social no processo de desenvolvimento e de formação faz com que a teoria de Jerome Bruner seja mais abrangente do que a teoria de Piaget, e faz que se consiga incorporar a transmissão social, o processo de identificação e a imitação no processo de desenvolvimento e formação.
Ateoria de Bruner sem mantém graças à tónica que ele coloca no papel da equilibração, ou seja a capacidade que a pessoa tem de se auto regular.
Outro aspecto que diferencia a teoria de Bruner da teoria de Piaget é o papel que o primeiro concede à cultura,à linguagem e as técnicas como meios que tornam possíveis a emergência de formas de representação levando-o a afirmar que o desenvolvimentocognitivo será tanto mais rápido quanto melhor o acesso da pessoa a um meio cultural rico e estimulante.
Bruner diz na sua teoria de forma coerente quer as contribuições do maturacionismo quer os contributos do ambientalismo, que a criança organiza os diferentes modos de representação da realidade, utilizando técnicas que a sua cultura lhe transmite. O desenvolvimento da criança depende da utilização deconhecimento prático de elaboração da informação, com o fim de codificar a experiência, tendo em conta os vários sistemas de representação ao seu dispor.
Assim como Piaget, Bruner procurou tipificar o desenvolvimento cognitivo, onde diferencia 3 estágios da aprendizagem , 1º estágio de 0 a 3 anos de idade (enactive) “aprender fazendo”; respostas motoras; ação como forma de representação darealidade; representar o mundo é tocar, manipular, deslocar...objetos; orientação da própria ação.
No primeiro estádio a criança representa os acontecimentos passados através de respostas motoras apropriadas e privilegia a ação como forma de representação do real, sendo por isso que a criança nessa faixa etária aprende, sobretudo através da manipulação de objetos. O 2º estágio de 3 a 9, 10 anos(icônica) “ aprender por meio de imagens e gravuras”; representação visual da realidade; recurso de imagens sistematizadoras; capacidade de reprodução de imagens ainda sem transposição;
Propriedades exteriores são fixados através das imagens; memória visual concreta e específica. A 2ª etapa, a representação “icônica” baseia-se na organização visual, no uso de imagens sinópticas e na organização depercepções e imagens. A criança tem a capacidade de reproduzir objetos, mas depende de uma memória visual, concreta e específica. O 3º estágio é a partir de 10 anos de idade em diante (simbólico) “aprender por meio de palavras ou números; linguagen como forma de representação da realidade; sistema mais elaborado e especializado de atividades simbólicas. A 3ª etapa, a representação simbólica constitui...
tracking img